Coro Infantil Casa da Música
Coro Infantil Casa da Música
BIOGRAFIA
O Coro Infantil Casa da Música é um dos grupos residentes da instituição, justificando por talento próprio a sua estreia pública num dos concertos maiores de 2017: no Dia Mundial da Música, juntou-se à Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, ao Coro Nacional de España e ao Coro Lira para interpretar o War Requiem de Benjamin Britten. Desde então, já cantou a Missa em Si menor de Bach, o Stabat Mater de Dvořák, o Te Deum de Berlioz e a Carmina Burana de Carl Orff, partilhando o palco com a Orquestra Sinfónica, a Orquestra Barroca e o Coro Casa da Música, o Coro Nacional de España e o Ensemble Vocal Pro Musica. Repertórios heterogéneos, em que se incluem músicas tradicionais de diferentes países, dão forma aos seus concertos regulares em nome próprio. Entre estes destacam-se a celebração do centenário de Eugénio de Andrade, com poemas musicados por Fernando Lopes-Graça, e um programa resultante de uma residência em Portugal de Jim Papoulis, compositor norte-americano dedicado à música infanto-juvenil.
Formado por cerca de 50 crianças, o Coro Infantil Casa da Música resulta e é parte integrante de uma dinâmica iniciada no ano letivo de 2016/2017 e que continua. Em articulação com as escolas básicas de Quatro Caminhos (Matosinhos), Lomba (Porto) e Quinta das Chãs (Vila Nova de Gaia), desenvolveu-se um processo de formação coral que chamou cerca de 350 crianças, agregou educadores e famílias, motivou as comunidades vizinhas. Deste percurso resultaram três grupos corais, um por escola, de onde saem as vozes do Coro Infantil. São, assim, quatro estruturas a evoluir numa geografia alargada, orientadas pelo Serviço Educativo. Exploração de repertórios corais, composição coletiva e incentivo ao sucesso curricular são alicerces deste projeto.
MAESTRO TITULAR
RAQUEL COUTO
Raquel Couto nasceu no Porto, em 1988. Desde cedo, os seus estudos no Curso de Música Silva Monteiro relacionaram-se com a área da música coral. Licenciou-se em Direção Coral, com o maestro Paulo Lourenço, na Escola Superior de Música de Lisboa. Com o objetivo de aprofundar os seus conhecimentos na área da pedagogia coral infanto-juvenil, foi participando em cursos e formações com os maestros Stephen Coker, Eugene Rogers, Paul Caldwell e Brett Scott (EUA); Werner Pfaff (Alemanha); Paul McCreesh, Greg Beardsell e Rachel Joy Staunton (Inglaterra); Elisenda Carrasco, Esteve Nabona e Basilio Astulez Duque (Espanha); Patrícia Costa (Brasil) e Maria Guinand (Venezuela). Frequentou, em 2012, o curso “Write an Opera”, na Royal Opera House, em Londres.
Tem lecionado as disciplinas de coro infantil e juvenil em academias e conservatórios como a Fundação Musical dos Amigos das Crianças (Lisboa) e o Conservatório de Vila Real. Leciona na Academia e Escola Profissional de Música de Espinho, na qual dirige o Coro Crescendo e o Ensemble Vocal do Secundário. Faz preparação vocal de vários grupos e escolas de teatro, entre os quais a escola profissional Balleteatro.
É um dos elementos fundadores do grupo vocal a cappella PopUp – Vozes Portáteis e foi fundadora e maestrina do SHINE Coro Gospel (Lisboa).
É maestrina titular do Coro Infantil Casa da Música e tem participado noutros projectos desenvolvidos nesta instituição — foi maestrina assistente na interpretação da Sinfonia n.º 4 de Charles Ives e de Das klagende Lied de Mahler, pela Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Tem também feito comentários e narração em concertos desta orquestra, destacando-se as obras Cinderela de Prokofieff e Ma Mère l’Oye de Ravel.
Integra o grupo de formadores do Serviço Educativo da Casa da Música.
É fundadora e diretora artística do Coro Lira (Infantil, Juvenil e Adultos), formação que se tem apresentado em diversas salas do Porto e que estreou dez obras de compositores portugueses no espetáculo “Coisas Que Não Há Que Há” (Teatro Nacional São João), encenado por Catarina Lacerda (Teatro do Frio).
MÚSICOS
Adriana Moreno
Afonso Guimarães
Alice Caldeira
Alycia Conceição
Ana Luísa Laia
Ana Bernardo
Ana Rita Brenhas
António Fontelonga
Beatriz Pinto
Carolina da Silva Moreira
Carolina Guedes
Carolina Oliveira
Carolina Rocha
Carolina Rodrigues Moreira
Daniel Revutskyy
David Ferreira
Dinis Duarte
Dinis Moreira
Elana Mendes
Erica Azevedo
Ester Duarte
Fabien Ramos
Francisca Soares
Gabriel Silva
Gustavo Sousa
Joana Sousa
João Pedro Coelho
Julia Caldeira
Kenza Dalil
Lara Loureiro
Leonardo Oliveira
Leonor Barros
Leonor Costa
Leonor Oliveira
Leonor Silva
Letícia Altoé
Luna Leite
Mafalda Couto
Margarida Teixeira
Maria Clara Silva
Maria Eduarda Pimentel
Maria Emília Costa
Maria Francisca Brito
Maria Miguel Ribeiro
Maria Rita Andrade
Matilde Costa
Matilde Leite
Matilde Pinheiro
Nair Bilber
Pedro Soares
Rafaela Filipe
Rita Silveira
Sara Rodrigues
Sarah Pressler
Suéli Fernandes
Wellington Ramos
Formadores
Raquel Couto (maestrina titular)
Joana Leite Castro (técnica vocal)
Jonas Pinho (formação musical)
Dalila Teixeira e Duarte Cardoso (pianistas acompanhadores)