António Augusto Aguiar

Contrabaixo

António Augusto Aguiar desenvolveu o estudo do contrabaixo com o seu irmão Adriano Aguiar e, mais tarde, com Jean-Marc Faucher no Conservatório de Música do Porto. Após a sua formação na ESMAE com Florian Pertzborn, concluiu com distinção o mestrado em Performance na Royal Academy of Music, em 2000, com Duncan Mctier. Em Londres, foi premiado com o Major Prize “Special Foundation Award”, obteve o diploma “Licenciate – Double Bass teacher” e venceu o concurso “Manlio & Selma Di Veroli Double Bass Prize” (1999). Solista do grupo de música contemporânea Remix Ensemble desde a sua fundação, em 2000, gravou mais de duas dezenas de CD dedicados à música contemporânea.

Desde 1992, desenvolve uma sólida atividade na área do jazz. Durante cinco anos, foi contrabaixista da Orquestra Jazz de Matosinhos. Participou nos CD A Lenda de Carlos Azevedo, Encomenda do Quinteto de Mário Santos, Narsad Suite de Luís Lapa, Ad Libitum para contrabaixo solo, Raku de Hugo Danin Trio, Tu não Danças de Rui Teixeira, Nuvem do quarteto A4 de Mário Santos, Estereograma com os Ploo de Paulo Costa e Liturgy of Birds com Daniel Bernardes.

António Augusto Aguiar concluiu o doutoramento em Música na Universidade de Aveiro, em 2012, com o tema Forma e Memória na Improvisação.

Foi presidente da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) entre 2014 e 2022.

2023

Imagem Indisponível