Paulo Barros

Chefe de Naipe

Paulo Barros é solista e chefe de naipe de flautas da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Nasceu em Paços de Brandão, em 1974, e iniciou os estudos de flauta transversal aos sete anos, tornando-se bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Licenciou-se na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE) com a classificação máxima, tendo recebido o Prémio Eng.º António de Almeida pela melhor média de licenciatura. Frequentou várias masterclasses e cursos de aperfeiçoamento e foi aluno de Aurèle Nicolet em Oberwil, na Suíça. Foi laureado com 1.os prémios na Juventude Musical Portuguesa e no Prémio Jovens Músicos.

Integrou várias orquestras e ensembles, incluindo a Orquestra de Jovens da Comunidade Europeia (ECYO), a Orquestra Luso-Alemã, a Orquestra de Córdova, a OrchestrUtopica, a Oficina Musical Portuguesa e o Remix Ensem­ble. Apresentou-se a solo com inúmeras orquestras, em concertos de música de câmara e festivais de música, expandindo a sua atividade internacional por países como Luxemburgo, Suíça, França, Espanha, Macau, Colômbia, Áustria, Brasil e África do Sul.

Foi docente na ESMAE, na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART) e na Universidade Católica do Porto. Atualmente, é professor de flauta transversal na Escola Profissional de Música de Espinho. É frequentemente convidado para orientar master-classes e fazer parte do júri de concursos.

Tem vários CD gravados — como solista com orquestra, em música de câmara e como membro de orquestra (EMI Clas-sics, Koch Schwann, Tradisom, Skarbo, Vintage Records e Numérica).

2022

Paulo Barros
Paulo Barros