Hugo Carneiro

Solista B

Hugo Carneiro iniciou os estudos de trompa na ARTAVE, nas classes de Eddy Tauber, Bohdan Sebestik e Ivan Kucera, e prosseguiu-os na ESMAE, onde terminou a Licenciatura na classe de Bohdan Sebestik. Participou em masterclasses com Jindrich Petras, Adam Friederich, Radovan Vlatkovic, Javier Bonet e Stefan Dohr, entre outros.

Em 1996/97 foi 1.º Trompa da Orquestra do Norte. Como instrumentista, apresentou-se ainda com: Orquestra 93, Orquestra Portuguesa da Juventude, Sinfonieta (ESMAE), Orquestra das Beiras, Orquestra Clássica do Porto, Orquestra Sinfónica de Barcelona e Nacional da Catalunha (OBC), Filarmónica de Malta, entre outras. Tocou em Portugal, Brasil, Espanha, França e Macau. Integrou a Orquestra de Jovens do Mediterrâneo, com a qual realizou uma digressão por França, Líbano, Síria, Marrocos e Egipto. Frequentou uma masterclasse com Vicente Zarzo.

É Solista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música desde 2000 (então Orquestra Nacional do Porto). Apresentou-se como solista com a Orquestra Sinfonieta da ESMAE, a Orquestra ARTAVE, a Orquestra Clássica de Espinho e a Orquestra Nacional do Porto. Colabora frequentemente, como instrumentista convidado, com a Orquestra Barroca Casa da Música. Apresenta-se regularmente em música de câmara com os Solistas da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e também com os Solistas da Orquestra Barroca Casa da Música.

É laureado do Prémio Jovens Músicos, com o 3.º Prémio em Música de Câmara (Nível Médio e Nível Superior) e o 2.º Prémio enquanto Solista.

Lecionou na ARTAVE, no Centro de Cultura Musical e na ESMAE. É membro da International Horn Society.

2020

Hugo Carneiro
Hugo Carneiro