Ariana Dantas
Nascida em Viana do Castelo, em 1978, numa família de diversificados artistas e de pai músico, iniciou os seus estudos musicais e de violino na Academia de Música dessa cidade.
Em 1995 ingressou na ARTAVE, onde estudou violino com Anna Kratochvilova, (aluna de discípulo direto de O. Sevcik), Música de Câmara com Alberto Gaio Lima, piano com Marian Pivka e Natália Pikoul, tendo trabalhado em orquestra com maestros como Ernst Schelle, Marc Schuster, Emílio de César, Borges Coelho, entre outros.
Em 2004 termina, com mérito, a Licenciatura em Violino na ESMAE – Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, onde estudou violino com Radu Ungureano, Música de Câmara com Riszard Woycicky, Direção Coral com Bárbara Franckie e Orquestra com Yuri Nasuschkin, entre outros, participando em masterclasses de violino com Gerardo Ribeiro, Farouk Sigovich, Richard Gwilt, entre outros.
Em 1997 tornou-se aluna de direção de orquestra do maestro alemão Ernst Schelle. Aos 19 anos dirigiu o seu primeiro concerto sinfónico, em França, com a Orquestra Aidimos. Ao longo do seu percurso nesta área, realizou masterclasses com Christophe Millet, Marc Schuster, Alexander Polischuk, Dejan Savik, entre outros. Como maestrina, dirigiu a Orquestra Internacional AIDIMOS, a Orquestra Filarmónica de Sarajevo, a Orquestra do Algarve, a Orquestra Júnior EPMVC, entre outras, tendo realizado concertos em Portugal, França, Suíça e Bósnia Herzegovina, recebendo críticas elogiosas pelo seu trabalho artístico e interpretativo.
Como violinista profissional, trabalhou com a Orquestra Filarmónica de Sarajevo, Remix Ensemble, Remix Orquestra, Estúdio de Ópera da Casa da Música, Fam Ensemble, entre outros agrupamentos de música de câmara.
É membro fundador e efetivo da Orquestra Barroca da Casa da Música, trabalhando com Lawrence Cummings, Rinaldo Alessandrini, Alfredo Bernardini, Fábio Biondi, Richard Gwilt, Harry Christophers, Antonio Florio, Paul McCresh, Ricardo Minnasi, Andrew Parrot, Rachel Podger, Christophe Rousset, Andreas Staier, Masaaki Suzuki, Dmitri Sinkovsky, entre outros, tendo realizado concertos e tournées em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Áustria e China.
É, desde 2012, docente no Conservatório de Música do Porto.
A partir de 2015, iniciou o seu percurso académico em Relações Internacionais – Mestrado.
Em 2016 recebe o Prémio/ Diploma de Mérito pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
Em 2017 frequentou o 1.º Curso de Ingresso na Carreira Diplomática, na mesma Universidade, curso pioneiro em Portugal.
Em 2019, é convidada pela Presidência do Círculo de Cultura Musical do Porto e Juventude Musical Portuguesa do Porto a dinamizar e gerir as atividades artísticas e pedagógicas desta histórica associação.
No mesmo ano, Ariana Dantas cria a Opus3 – Ariana Dantas, Unipessoal, Lda, centrada no Porto, Empresa de Consultoria, Produção e Representação Artística.