Vicente Chuaqui

Solista A

Natural de Santiago do Chile, Vicente Rosas Chuaqui iniciou os estudos de violoncelo aos seis anos de idade, no Instituto de Música da Universidade Católica do Chile, na classe de Roberto González Lefebvre. Paralelamente, trabalhou também sob a orientação de Janos Starker, Bernhard Michelin e Boris Pergamenchikov. Em 1986, foi admitido como aluno no Conservatório Tchaikovski de Moscovo, na classe da pedagoga mundialmente prestigiada Natália Shakhovskaya.

Tendo-se estreado como solista aos 12 anos, com a Orquestra de Câmara da Universidade Católica do Chile, prosseguiu, desde essa idade, o seu percurso solístico, tendo sido convidado para tocar a solo com diversas orquestras tais como a Orquestra de Santo Domingo, a Orquestra Pro-Música do Chile, a Orquestra do Conservatório de Moscovo, a Orquestra Clássica do Porto, a Orquestra Nacional do Porto, a Orquestra do Ministério da Educação do Chile, a Orquestra da Rádio e Televisão Espanhola e a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Foi chefe de naipe da Orquestra do Conservatório Tchaikovski e da Orquestra do Ministério da Educação do Chile.

Apresentou-se em recitais a solo e de música de câmara em diversas cidades de Portugal, Espanha, Chile, Rússia, Alemanha e Suécia.

Paralelamente, tem desenvolvido uma intensa atividade pedagógica, sendo regularmente convidado a orientar masterclasses em Portugal e no estrangeiro.

Atualmente é Solista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e professor de violoncelo do Conservatório de Música do Porto.

2015

Vicente Chuaqui
Vicente Chuaqui