Vanessa Pires
Vanessa Pires (n. 1980), gestora cultural, programadora artística, violoncelista e professora, é licenciada em violoncelo pela ESMAE e Mestre em Gestão de Instituições e Empresas Culturais pela Universidade de Barcelona. É violoncelista da Casa da Música há mais de 17 anos, membro efetivo da Orquestra Barroca e membro convidado do Remix Ensemble e da Orquestra Sinfónica. Professora de violoncelo desde 2000, acredita que a educação musical é tão importante para a sociedade, que todos os esforços feitos por professores, alunos, escolas e famílias, devem ser respeitados e encorajados no sentido de criar a base fundamental na educação de um ser humano.
Em 2011 fundou a ARTWAY culture & arts, em parceria com o musicólgo Tiago Hora, com o intuito de contribuir para a afirmação da cultura portuguesa e seus intérpretes em Portugal e no mundo. Para isso conta com muitos anos de experiência a trabalhar com alguns dos mais importantes nomes da música portuguesa e internacional tais como C. Azevedo, F. Biondi, B. Broniman, J. M. Burfin, N. Côrte‑Real, H. Christophers, L. Cummings, O. Elts, P. Gaio Lima, P. Hillier, A. Ibragimova, C. Lima, M. Laginha, B. Lubman, E. Nunes, F. Ollu, A. Parrot, N. Pinto, E. Pomárico, F. Quaresma, A. Rosado, P. Rundel, A. Saiote, D. Sinkovsky, A. Staier, L. Tinoco, entre outros, tendo já feito concertos em todas as principais salas e festivais portugueses, e ainda na Filarmónica de Berlim (Alemanha), IRCAM e Centro Pompidou, Paris; Scène Nationale, Orleães; Palácio de Música e Congressos, Estrasburgo (França); Haendel Festival, Londres (Inglaterra); Palau de la Música, Barcelona; Festival de Música Antiga, Vbeda e Baeza (Espanha); Auditório do Conservatório de Música de Pequim (China).
A sua discografia é extensa contando com participações enquanto violoncelista e produtora. O mais recente disco foi editado pela Harmonia Mundi (Orquestra Barroca Casa da Música e Andreas Staier) programa apresentado ao vivo na Konzerthaus de Viena (Áustria).
2019