Almeno Gonçalves

Tenor

Almeno Gonçalves nasceu em 1993, em Braga. Ingressou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em 2006, onde concluiu o Curso Secundário de Composição. Nesse mesmo ano, ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) do Porto, frequentando o Curso Superior de Canto e a Pós-Graduação em Ópera e Estudos Músico-Teatrais.

A partir de 2009, trabalhou com a Capella Duriensis, com a qual já gravou um CD publicado pela Naxos. Desde esse ano, iniciou a colaboração com o Coro Casa da Música, integrando a partir de 2013 a sua formação base. Aí tem trabalhado com maestros como Paul Hillier, Laurence Cummings e Kaspars Putniņš, entre muitos outros. Desde 2015, faz parte do ensemble Cupertinos, com o qual gravou dois CD publicados pela Hyperion (um deles premiado com o Gramophone Award para melhor álbum de música antiga), e do Absolute Vocem Ensemble, dirigido por Carlos Meireles.

Em 2017 foi admitido no Collegium Vocale de Gent, dirigido por Philippe Herreweghe, atuando regularmente tanto em obras sinfónicas como também em formações de câmara, tendo sido dirigido por Benjamim Bayl e Christoph Prégardien. Desde 2018, é membro do ensemble Moços do Coro, sob a direção de Nuno Almeida. Colabora também com o OrpheusVokalensemble (Alemanha), tendo gravado um CD publicado nas edições Carus. Recentemente, foi admitido no Conservatório de Lyon, frequentando o Mestrado em Canto na vertente de Música Antiga.

2021

Imagem Indisponível