Roberto Erculiani

Fagote

Roberto Erculiani nasceu em Verona, Itália. Estudou no Conservatório Lucio Campiani de Mantova com Fausto Pedretti, conquistando o diploma final em 1990. Posteriormente estudou com Rino Vernizzi na Scuola di Alto Perfezionamento Musicale em Saluzzo (Turim), e no Corso per Professori di Orchestra em Bolonha. Frequentou masterclasses com Sergio Azzolini.

Entre 1990 e 1996 foi primeiro fagote na Orquestra Sinfónica de Savona e na Orquestra Filarmónica de Parma. Em Itália tocou com: Orquestra de Câmara de Mantova, Orquestra Cittá di Verona, Orquestra Rossini de Pesaro, Orquestra Filarmónica Italiana, Orquestra Sinfónica de Udine.

Vive e atua em Portugal desde 1996, onde após concurso público foi nomeado primeiro fagote na Orquestra do Norte (1996) e na Filarmonia das Beiras (1997), e fagote solista no Remix Ensemble Casa da Música (2000). Em Portugal colaborou com a Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra do Algarve, Orquestra da Câmara Portuguesa, Orquestra Gulbenkian e OrchestrUtopica.

Atualmente leciona na Escola Profissional Metropolitana de Lisboa e na Universidade do Minho.

Imagem Indisponível