Filipa Vinhas

Oboé

Filipa Vinhas é, desde 2023, solista do Remix Ensemble Casa da Música. Iniciou os seus estudos na Escola Profissional Artística do Vale do Ave, onde concluiu o curso de instrumentista na classe do Professor Domingos Freitas. Durante a licenciatura estudou na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo, na classe do Professor Ricardo Lopes e na Universität der Künst Berlin na classe do Professor Washington Barella. Em 2018 entrou no curso de Mestrado em Interpretação Artística na ESMAE, e mais tarde ingressou na Musikhochschule Lübeck em ERASMUS, na classe do professor Diethelm Jonas, terminando o curso com classificação máxima.

Devido ao grande interesse em música moderna e contemporânea, escolheu como tema de dissertação de mestrado, o Concerto de B. A. Zimmermann para oboé e pequena orquestra, onde fez uma primeira análise deste concerto do ponto de vista performativo. Como resultado do trabalho, apresentou a sua primeira palestra em 2021 a convite do IPP.

Durante o seu percurso frequentou cursos de aperfeiçoamento com os mais prestigiados oboístas como Ralph van Daal, Victor Anchel, Christian Wetzel, Omar Zoboli, Nick Deutsh, Kai Fröembgen, Samuel Bastos, Pedro Ribeiro, Nelson Alves, Viola Wilmsen, Stefan Schilli, entre outros. Na vertente do Oboé Barroco teve aulas com Barbara Ferrara e Pedro Castro. Trabalhou com maestros de renonme como Peter Rundel, Enno Poppe, Martin André, Sylvain Cambreling, Stefan Blunier, Arvo Volmer, Brad Lubman, Lior Shambadal, Pedro Neves, António Saiote, entre outros. Também teve a oportunidade de trabalhar com prestigiados compositores como Rebecca Saunders, Jörg Widmann e Michael Jarrell.

Imagem Indisponível