Radu Ungureanu

Concertino Assistente

Radu Ungureanu concluiu a licenciatura em violino na Escola Superior de Música C. Porumbescu de Bucareste com classificação máxima, tendo como professores Varoujan Coziguian e Avy Abramovici. Participou em masterclassses orientadas por Yury Yankelewitch, Ralph Evans, Ruben Gonzales e pelos membros dos quartetos Amadeus, Smetana, Tatraï, Alban Berg e Fine Arts.

Como solista, maestro ou integrado em grupos de música de câmara, atuou em França, Holanda, Alemanha, Bélgica, Itália, EUA, EAU, Espanha, Inglaterra, Hungria, Bulgária, Portugal e Roménia. Participou em festivais internacionais em cidades como Amesterdão, Cagliari, Ferrol, Colónia, Kerkrade, Belfort, Pyongyang, Açores, Lisboa, Coimbra, Aveiro, Paços de Brandão, Vila Real, Gaia, Bucareste, Oradea, Constanţa, Bacau, Brașov, etc.

Apresentou a integral das Seis Sonatas e Partitas para violino solo de Bach na Casa da Música (2009) e no Ateneu Romeno de Bucareste (1985), assim como a integral dos Quartetos de Beethoven (Aula Magna de Bucareste, 1987) e de Mozart (Sala Radio-Bucareste, 1989-1990).

Paralelamente integra o Quarteto Douro, fundado em 2008, o seu sétimo grupo deste género. Promoveu arduamente a música contemporânea, atuando em formações como Música Nova (Roménia) e Oficina Musical (Portugal). É dedicatário de obras de Wilhelm Berger, Zeno Vancea, Cristian Petrescu, Christian Berger, Virgílio Melo, entre outros.

Escreveu, entre outras obras, um ciclo de Caprichos para violino solo dedicado a vários violinistas portugueses. É doutorado em música pela Universidade de Aveiro, com um tema centrado na obra para violino solo de Bach. Actualmente é Concertino Assistente da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, professor adjunto na ESMAE e Diretor e Maestro da orquestra de cordas Camerata NovNorte. É membro fundador do Quarteto Douro e músico ao serviço de Portugal.

2020

Radu Ungureanu
Radu Ungureanu