Ciclos e Celebrações

Os Concertos e Oficinas que marcam dias de celebração ou que fazem parte de ciclos, como o Ao Alcance de Todos, estão reunidos neste capítulo. São eventos que habitualmente convocam centenas de participantes, que despertam muito interesse entre o público e que marcam dias especiais de festa. Datas que queremos assinalar, pessoas que gostamos de recordar ou projetos únicos que são desenvolvidos para celebrar a vida e a música.   

DIA MUNDIAL DA MÚSICA

Todos os anos, naquele que é, por excelência, o dia de celebrar a Música, o Serviço Educativo faz questão de assinalar a data com propostas sempre diferentes, demonstrando a singularidade do ímpeto criativo e renovador que caracteriza o seu trabalho. O projeto deste ano é uma mostra das nossas oficinas da semana, abertas a famílias e público geral. Um convite a todos para que participem ativamente na experiência da Música.

AO ALCANCE DE TODOS

Espetáculos e oficinas corporizam um momento de superação dos artistas, de aproximação de públicos, de reconhecimento da arte como ferramenta poderosa na inclusão, mas o Ao Alcance de Todos é mais do que isso, mais do que um festival – é a mostra do trabalho contínuo que o Serviço Educativo desenvolve em projetos artísticos de natureza inclusiva. Estamos a falar de um momento cheio, que ao longo de uma semana leva a palco pessoas diferentes, com especificidades próprias, vindas de muitos lugares, para as envolver na construção de um evento artístico, cientes de que ao fazê-lo estamos também a sensibilizar uma geração futura para o trabalho de inclusão.

TRIBUTO A D. HELENA

Todos os anos, num fim-de-semana em cheio para o piano, a Casa da Música presta o seu tributo à pianista, concertista e professora portuense Helena Sá e Costa (1913–2006), que, além de uma ação pedagógica de grande relevo a nível nacional, encantou audiências em palcos do mundo inteiro. O seu legado permanece vivo entre várias gerações de pianistas.

CORO INFANTIL ESCOLAS

A existência de um Coro Infantil na Casa da Música, como agrupamento residente, deve-se a este projeto, iniciado no ano letivo 2016/2017 e desenvolvido com três escolas da Área Metropolitana do Porto – Lomba (Porto), Quatro Caminhos (Matosinhos) e Quinta das Chãs (V. N. Gaia). É uma parceria de cariz pedagógico e artístico, orientada para o trabalho das vozes. Todos os anos, mais de 300 alunos têm sessões semanais com formadores do Serviço Educativo, onde não apenas se estimula a criatividade e o gosto pela música como se ensaia repertório, contextualizado quer na vida escolar quer na programação da Casa da Música.

DIA DA CRIANÇA

Celebrado desde sempre com espetáculos muito especiais, o Dia da Criança vem avivar as nossas consciências para a importância de ouvirmos os mais novos. Este ano o Serviço Educativo assinala a data com Dia de Festa, uma produção que homenageia a música tradicional portuguesa.

SUGGIA

O legado da violoncelista portuense Guilhermina Suggia tem sido inspiração para um ciclo especial que dá a conhecer a música do seu instrumento. Com frequência bienal, o Prémio Suggia é uma oportunidade para assistir a um conjunto de recitais de grande nível e concertos com orquestra por jovens promessas chegadas ao Porto de várias escolas artísticas europeias. A crescer de ano para ano, a Maratona de Violoncelistas é um momento particularmente intenso e apreciado de abertura da Casa a escolas e músicos de olhos apontados ao futuro.

SONÓPOLIS 2024

O Curso de Formação de Animadores Musicais culmina com o espetáculo Sonópolis. É um encontro entre comunidades diversas, tendo-se tornado ao longo do tempo uma referência internacional na arte participativa que integra de forma homogénea artistas profissionais e não-profissionais. Todos os anos a festa é diferente, como são diferentes os músicos, vindos de vários pontos do País, os formandos e, naturalmente, a música. Espelho do trabalho do Serviço Educativo, Sonópolis reúne cerca de duas centenas de pessoas no palco da Sala Suggia. Um espetáculo que se afirma há vários anos no panorama nacional como a grande festa da música feita com comunidades.