Slawomir Marzec
Em 1985, completou o Mestrado em Arte – Especialidade Contrabaixo – na Academia de Música Chopin, em Varsóvia. Estudou contrabaixo sob a orientação de Tadeusz Skrobek, Ryszard Kukielka, Tadeusz Pelczar e Andrzej Mysinski, por um período mínimo de dois anos com cada um.
Desde 1983, mantém atividade profissional como músico contrabaixista de orquestra, carreira que iniciou na Orquestra Sinfónica da Radiotelevisão Polaca de Varsóvia. Ocupou este cargo ininterruptamente até à data da sua deslocação para Portugal, no ano de 1989. Integrou, na qualidade de concertista e solista, uma variedade de conjuntos, com destaque para a Orquestra de Câmara Filarmónica Nacional de Varsóvia, uma das mais conceituadas orquestras de câmara polacas, dirigida por Karol Teutsch, onde actuou como solista, sendo elemento único no naipe de contrabaixo. Como membro deste conjunto, participou em vários festivais e digressões, desde Lancut e Naleczów na Polónia às Ilhas Canárias, Itália e Espanha.
No ano de 1989, iniciou um novo capítulo da sua carreira como músico, desta feita em Portugal, como membro da Orquestra do Porto – Régie Cooperativa Sinfonia. Dois anos depois, assumiria o lugar de solista do naipe de contrabaixos desta instituição.
Para além dos vastos solos de orquestra que executou – percorrendo um repertório abrangente, onde se contam compositores como Strauss, Mahler, Ginastera, Rossini, Haydn, Stravinski, entre outros –, atuou como solista em concertos de contrabaixo e orquestra, acompanhado pela Orquestra Clássica do Porto, Orquestra Konsonantia, Orquestra Nacional do Porto e pela Filarmonia de Gaia.
Atuou em festivais de música em Portugal, tais como Festival Internacional de Música de Gaia, Festival Maio na Maia, Festival do Algarve, Festival de Paços de Brandão, entre outros.
É autor de arranjos para duo e quarteto de contrabaixos e professor de contrabaixo com experiência de várias dezenas de anos adquirida em Portugal.
Participa regularmente em concertos de música de câmara e leciona cursos de aperfeiçoamento.
2013