Severo Martínez
Natural de Dolores (Alicante), Severo Martínez iniciou os estudos musicais com Mariano Rodríguez Valdés, seguindo trombone nos Conservatórios de Elche e Múrcia com Gabriel García e Mario Calvo. Prosseguiu a sua formação na Escola Superior de Música de Freiburgo, com Branimir Slokar, concluindo o curso com as máximas classificações. Recebeu o 1.º Prémio da Hochschulwettbewerb de Leipzig, em 1998.
Integrou orquestras de jovens como a EUYO (Orquestra de Jovens da União Europeia) e a Gustav Mahler Jugendorchester, com as quais realizou várias digressões internacionais e onde teve a honra de trabalhar com maestros como Claudio Abbado, Seiji Ozawa e Franz Welser-Möst. Em 2002, obteve o 1.º Prémio no Concurso Internacional de Trombone “Branimir Slokar” em Grenchen (Suíça). Foi bolseiro da Fundação Alexander von Humboldt (Bona, Alemanha) e do Ministério de Educação e Cultura espanhol.
Colaborou com diversas orquestras, das quais se destacam a Orquestra Sinfónica da Galiza, a Orquesta del Palau de Les Arts de Valência, a Orquestra Filarmónica do Luxemburgo, o Ensemble Les Dissounances Paris e a Sinfónica da Rádio de Berlim. Atualmente é professor de trombone na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto e, desde 2001, chefe do naipe de trombones da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.
2022