Rute Azevedo
Rute Azevedo iniciou os estudos musicais na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave (Artave), na classe de viola d’arco de José Manuel David. Em 1996 ingressou na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, na classe de Ryszard Wóycicki, tendo concluído a Licenciatura em 2001. Frequentou diversas masterclasses e cursos de aperfeiçoamento musical orientados por Ana Bela Chaves, Antonieta Maestri, Sophie Bircusshaw, Bruno Pasquier, Ivona Skrspzak, Roger Benedict, Gérard Caussé e Bruno Giuranna, entre outros. Integrou a Orchestre des Jeunes de la Mediterranée, onde trabalhou com o maestro Henry Gallois e o violetista Bruno Pasquier. Com esta orquestra realizou uma tournée por França, Egipto, Síria, Líbano e Jordânia. Foi selecionada para a European Union Youth Orchestra, onde foi dirigida por Lutz Köhler, Vladimir Ashkenazy e Bernard Haitink e trabalhou com o violetista Roger Benedict. Seguiu-se uma tournée por algumas das salas mais importantes da Europa, como Cittá della Musica (Roma), Royal Albert Hall (Londres), National Concert Hall (Dublin), Tivoli Musikadelingen (Copenhaga), Konserthus (Estocolmo) e Philharmonie (Berlim), uma experiência inserida na Gala do Millenium da EUYO (2000).
É laureada do Prémio Jovens Músicos em Viola e em Música de Câmara. Venceu o Prémio Eng.º António de Almeida e foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.
É um dos membros fundadores da Associação Portuguesa da Viola d’Arco (APVDA), com a qual tem elaborado projetos de interesse relevante a nível da pedagogia e da divulgação do instrumento – nomeadamente, através dos vários Encontros Nacionais, da realização do 42° Congresso Internacional de Violas em Portugal e da participação ativa em recitais e conferências no 43° Congresso que decorreu em Itália.
Mantém actividade pedagógica regular desde o ano 2000. Lecciona na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, na Academia de Música de Costa Cabral e é violetista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.