Rita Venda
Natural de Esposende, Rita Venda fez a formação inicial de Canto no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian (Braga), prosseguindo os estudos na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, na área da Música Antiga. De forma mais continuada ou em masterclasses, tem trabalhado interpretação vocal e performance com Jill Feldman, Peter Harrison, Gislaine Morgan, Anita Morrison, Rui Taveira, Oliveira Lopes, Fernanda Correia e Laura Sarti, sob direção de prestigiados maestros e ao lado de grandes intérpretes.
Atuou com agrupamentos como Portogalante Ensemble, Grupo Vocal Olissipo, Bando de Surunyo, Concerto Renascentista Sesquialtera, Orquestra Sine Nomine, Orquestra do Norte, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Divino Sospiro, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Barroca Casa da Música e Remix Ensemble Casa da Música.
Como solista, para além de obras desde o Barroco à música contemporânea, destaca-se a interpretação de repertório medieval e renascentista, sob práticas historicamente informadas. No âmbito da música de câmara coral, participou em diversas estreias mundiais. Cantou em festivais em Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Holanda, Suécia e Croácia.
Integra, desde a sua fundação, o Coro Casa da Música, o ensemble Cuore Armonico e o ensemble vocal Capella Duriensis. Com este último, realizou diversas gravações para a RDP Antena 2 e para a European Broadcasting Union, tendo gravado dois discos de polifonia portuguesa, o último dos quais para a editora Naxos.