Victor Pereira

Victor Pereira

Clarinete

Victor Pereira é solista do Remix Ensemble Casa da Música desde a sua fundação, no ano 2000. Gravou mais de duas dezenas de discos dedicados à música contemporânea, entre os quais Concerto com o Remix Ensemble; Mo(vi)mentos com obras para clarinete solo de compositores portugueses; Metal do duo 2RV (com o clarinetista Ricardo Alves); e Invenções com obras para clarinete e piano de compositores portugueses (com o pianista Vítor Pinho). A prestigiada revista londrina de crítica musical Gramophone incluiu o disco Pascal Dusapin ao Vivo (edição Casa da Música), com a participação de Victor Pereira como solista, na sua lista de Escolha dos Críticos de 2013. Estreou e é dedicatário de várias obras portuguesas para clarinete solo e música de câmara. Como solista, o seu repertório inclui obras de Mozart, Weber, Elliott Carter, Pascal Dusapin, Pierre Boulez, Georges Aperghis, Telmo Marques, Hanspeter Kyburz, Oscar Navarro, John Corigliano, entre outras. Foi convidado a colaborar com formações como a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra Sinfónica da Galiza, a Orquestra Gulbenkian e a Filarmonia das Beiras.

Victor Pereira é regularmente convidado a orientar masterclasses. Foi membro do júri no Concurso Internacional de Fafe, no Concurso Nacional de Clarinetistas da Associação Portuguesa do Clarinete e no Prémio Jovens Músicos da RDP. É coordenador artístico da Academia Ibero-Americana do Clarinete, em Castelo de Paiva. Dedica-se também ao ensino, sendo professor de clarinete e música de câmara na Academia de Música de Castelo de Paiva e na Escola Profissional de Música de Espinho. Ensinou também no Instituto Piaget e na ESMAE.

Foi premiado em vários concursos, quer como solista quer na vertente de música de câmara, dos quais se destacam o II Concurso Nacional de Jovens Clarinetistas, organizado pela Associação Portuguesa do Clarinete; o I Concurso Internacional de Clarinete do Porto, no qual lhe foi também atribuído o Prémio do Público; o Prémio Jovens Músicos da RDP. Foi finalista no 3rd Osaka International Chamber Music Competition & Festa, no Japão.

Estudou na Academia de Música de Castelo de Paiva e na ESMAE, concluindo a Licenciatura com o Prémio Fundação Eng.º António de Almeida. É mestre em Performance Musical pela Universidade de Aveiro.

2022

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Stephanie Wagner

Stephanie Wagner

Flauta

Stephanie Wagner é, desde 2004, solista do Remix Ensemble Casa da Música. Com este agrupamento tocou estreias mundiais de mais de 50 compositores nacionais e estrangeiros em salas como a Elbphilharmonie de Hamburgo, o Konzertverein de Viena e a Tonhalle de Zurique. Apresentou-se como solista em Portugal e pela Europa em obras como …explosante, fixe… e Mémorial de P. Boulez, Abyss de F. Donatoni e Tempi concertati de L. Berio. Também como solista, participou nos festivais de Salzburgo (Áustria), de Tanglewood (EUA) e “Serate Mozartiane” (Itália). Estudou no New England Conservatory (Boston) e na Hochschule für Musik und Theater de Munique (Meisterklasse). Participou em masterclasses com K. Zöller, B. Fromanger, Doriot Dwyer e J. C. Gérard, entre outros.

Stephanie Wagner trabalhou em orquestras como a Sinfónica de Londres, a Filarmónica de Boston, o Ensemble Recherche e as Sinfónicas de Nuremberga e Munique. Gravou para a Rádio da Baviera, a WGBH em Boston e os estúdios MODE Records (Nova Iorque). Foi bolseira da “Villa Musica” de 1999 até 2003. Em 2015 foi-lhe atribuído o Título de Especialista com louvor, por unanimidade do júri, na ESMAE do Porto.

Stephanie Wagner é fundadora da Academia de Flauta de Verão e do Ensemble Eólia. Lecionou na ESMAE (Porto), na ESART (Castelo Branco), na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e na Universidade de Aveiro. É convidada regularmente para integrar júris de concursos nacionais e internacionais e dá masterclasses em Portugal e no estrangeiro.

Desde 2018, é professora certificada de Relaxamento Muscular Progressivo pela Tao Health (Berlim, Alemanha). Orienta cursos de introdução e dá aulas individuais e em grupo deste método de relaxamento, aplicando-o também no seu ensino da flauta.

2021/22

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António Augusto Aguiar

António Augusto Aguiar

Contrabaixo

António Augusto Aguiar desenvolveu o estudo do contrabaixo com o seu irmão Adriano Aguiar e, mais tarde, com Jean-Marc Faucher no Conservatório de Música do Porto. Após a sua formação na ESMAE com Florian Pertzborn, concluiu com distinção o mestrado em Performance na Royal Academy of Music, em 2000, com Duncan Mctier. Em Londres, foi premiado com o Major Prize “Special Foundation Award”, obteve o diploma “Licenciate – Double Bass teacher” e venceu o concurso “Manlio & Selma Di Veroli Double Bass Prize” (1999). Solista do grupo de música contemporânea Remix Ensemble desde a sua fundação, em 2000, gravou mais de duas dezenas de CD dedicados à música contemporânea.

Desde 1992, desenvolve uma sólida atividade na área do jazz. Durante cinco anos, foi contrabaixista da Orquestra Jazz de Matosinhos. Participou nos CD A Lenda de Carlos Azevedo, Encomenda do Quinteto de Mário Santos, Narsad Suite de Luís Lapa, Ad Libitum para contrabaixo solo, Raku de Hugo Danin Trio, Tu não Danças de Rui Teixeira, Nuvem do quarteto A4 de Mário Santos, Estereograma com os Ploo de Paulo Costa e Liturgy of Birds com Daniel Bernardes.

António Augusto Aguiar concluiu o doutoramento em Música na Universidade de Aveiro, em 2012, com o tema Forma e Memória na Improvisação.

Foi presidente da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) entre 2014 e 2022.

2023

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Filipe Quaresma

Filipe Quaresma

Violoncelo

Filipe Quaresma (1980) é “…um dos mais interessantes músicos portugueses da atualidade” (Jornal Público) e tem uma “….forma precisa e soberbamente articulada de tocar, cheia de paixão e bastante contemplativa…” (The Strad Magazine).

Filipe Quaresma concilia a sua intensa carreira a solo e de música de câmara com a atividade de professor de violoncelo na ESMAE – IPP, o lugar de primeiro violoncelo na Orquestra Barroca Casa da Música e do Darcos Ensemble, o Remix Ensemble, o Sond’Ar­‑te Electric Ensemble e a Orchestre Révolutionnaire et Romantique de Sir John Eliot Gardiner.

Já se apresentou nas principais salas portuguesas e europeias, entre as quais se destacam Casa da Música, Fundação Gulbenkian, CCB, Carnegie Hall de Nova Iorque, Elbphilharmonie de Hamburgo, Philharmonie de Paris, Berliner Philharmoniker, Royal Albert Hall, Wigmore Hall, Concertgebouw, Tonhalle Zürich, Wiener Konzerthaus, Musikverein, Philharmonie Luxembourg e Palau de la Musica de Barcelona, trabalhando com os mais prestigiados músicos portugueses e estrangeiros da atualidade. Estudou na EPABI (Covilhã) com Rogério Peixinho, na Royal Academy of Music (Londres) com David Strange e Mats Lidström, e na Scuola di Musica di Fiesole (Itália) com Natalia Gutman. Obteve vários prémios e bolsas de estudo de prestígio nacional e internacional, sendo de destacar o título ARAM (Associate Royal Academy of Music) atribuído em 2010.

A sua discografia é extensa, sempre com as melhores críticas, destacando­‑se Sonatas for cello and piano (2017) com o pianista António Rosado, e, pela etiqueta norte­‑americana ODRADEK (2018), o CD com o Concerto para violoncelo e orquestra de Luís Tinoco, gravado ao vivo na sua estreia no CCB em 2017.

Filipe Quaresma toca num violoncelo de Christian Bayon e num violoncelo barroco de António Capela.

2020

Filipe Quaresma
Filipe Quaresma

Oliver Parr

Oliver Parr

Violoncelo

Natural do Reino Unido, Oliver Parr estudou no Royal Northern College of Music com Eduardo Vassalo, em Paris com Aldulesco e na Escola Superior de Música de Detmold com Karine Georgian. É violoncelista do Remix Ensemble desde a criação do grupo e tem-se apresentado com a Holland Synfonia, a Sinfonietta de Amesterdão e a English Touring Opera. Colaborou com os Ensembles Asko e Schoenberg, as Orquestras Sinfónicas da Cidade de Birmingham e da Holanda, bem como com a Orquestra Filarmónica de Londres.

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Trevor McTait

Trevor McTait

Viola

Trevor McTait iniciou os estudos em violino e com 15 anos ingressou no departamento júnior da Royal Academy of Music em Londres. Obteve mestrado na Universidade de Cambridge em formação musical e um diploma de pós-graduação em viola d’arco na Royal Academy of Music (RAM), tendo obtido também a Leverhulme Fellowship (bolsa de estudo para música de câmara). Estudou com os professores Martin Outram, Rivka Golani, Paul Silverthorne, Jerzy Kozmala, Atar Arad, John White e Gina Beukes e em música de câmara com Sigmund Nissel (Quarteto Amadeus), Sandor Devich (Quarteto Bartók – Dartington International Summer School), Sir Colin Davis e com os Quartetos Magginni, Endellion, Skampa, Brodsky e Alberni.

Entre 1998 e 2000 foi solista A da Orquestra de Jovens da União Europeia. Foi galardoado com o Prémio Moir Carnegie (RAM) e o Prix Orphée – SACEM (França) pela melhor gravação de ópera do século XXI (Philoméla) em 2010. Participou em diversas edições fonográficas como intérprete, incluindo a banda sonora de The man born to be king (1999), Sinfonia n.º 7 de Mahler (OJUE, 1999), The Musical Landscape (Solistas da RAM, 1999) e em diversas gravações com o Remix Ensemble, Orquestra Barroca da Casa da Música e a Orquestra Sinfónica da BBC, Londres.

Em Londres, entre 1999 e 2008, trabalhou regularmente como músico convidado na Orquestra Sinfónica da BBC e enquanto violetista no Quarteto de Cordas Archinto. Tocou também com a Filarmónica e a Sinfónica de Londres, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, MusikFabrik (Colónia), Chroma (ensemble de música de câmara de Londres), National Symphony Orchestra (Londres) e New London Soloists (St. Martin-in-the-Fields).

Atualmente, é viola principal do Remix Ensemble, da Orquestra Barroca da Casa da Música e professor de viola d’arco na Escola Profissional de Música de Espinho. Em 2020 foi convidado tocar com a Orquestra do Ensemble Modern, Frankfurt. Trabalha também como freelancer com o MusikFabrik – Colónia, Basel Sinfonietta e várias orquestras e grupos de música de câmara em Portugal.

2020/21

Trevor McTait
Trevor McTait

Ashot Sarkissjan

Ashot Sarkissjan

Violino

Nascido na Arménia, o violinista Ashot Sarkissjan tem marcado presença nos palcos da nova música desde 2002, ano em que se juntou ao Ensemble intercontemporain. Foi nesta formação que teve contacto próximo com compositores como Pierre Boulez, György Kurtág e Brian Ferneyhough. Ao integrar o Arditti Quartet, em 2005, passou a trabalhar com os mais destacados compositores contemporâneos e participou numa discografia que inclui as integrais dos quartetos de cordas de Helmut Lachenmann, Jonathan Harvey, Pascal Dusapin, Harrison Birtwistle e Brian Ferneyhough.

Das suas apresentações a solo, destacam-se os concertos de Kurt Weill (com o Ensemble intercontemporain), György Ligeti (com a Stavanger Sinfoniorkester) e James Dillon (com a Orquestra Sinfónica da Rádio Finlandesa), bem como, mais recentemente, B-Partita de Philippe Manoury e Le stagioni artificiali de Salvatore Sciarrino com o Remix Ensemble Casa da Música.

Entre as obras escritas para Ashot Sarkissjan estão Giacometti’s Razor para violino solo de Steven Daverson (2014), Socialist Fucking Realism para violino e coro falado de Philip Venables (2013), cleft para violino e violoncelo de Mark Barden (2017), [super[P|PE(s)] para violino e ensemble de Andrzej Kwieciński (2017), The Su SongStar Map para violino solo de Liza Lim (2018) e No Exit para violino solo num monitor de videovigilância e altifalantes ocultos de Joshua Fineberg (2023). O seu interesse paralelo pelas formas musicais menos académicas levou-o à participação nos álbuns TheMarriage of True Minds (2013) e The Consuming Flame: Open Exercises in GroupForm (2020), do grupo de música eletrónica Matmos.

Ashot Sarkissjan vive no Porto desde 2018 e integra o Remix Ensemble Casa da Música desde 2022. Toca num violino de 2002, construído por Stephan von Baehr.

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Angel Gimeno

Angel Gimeno

Violino

Angel Gimeno nasceu na Venezuela. É diplomado pelo Conservatório Nacional Superior de Música de Paris (primeiro prémio na classe de Michele Auclair) e pós-graduado pelo Conservatório Tchaikovski de Moscovo na classe de Evguenya Tchugaeva. Além do seu trabalho com o Remix Ensemble, Angel Gimeno está à frente do Nieuw Ensemble de Amesterdão. Nesse âmbito, estudou diretamente com Berio, Emmanuel Nunes, Boulez, Ferneyhough, Harvey, Donatoni e Luis de Pablo.

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Ilaria Vivan

Ilaria Vivan

Solista A

Ilaria Vivan começou o estudo da harpa aos nove anos de idade, no Conservatório da sua cidade natal, Trieste (Itália). Concluiu a Licenciatura no ano de 1994 e em seguida continuou os estudos na Academia Nazionale di Santa Cecília em Roma (triénio de aperfeiçoamento em harpa) e na Escola de Música de Fiesole (orquestra e música da câmara), em Florença. Acabou sempre com notas máximas. Aperfeiçoou-se também com Fabrice Pierre (Florença, Portogruaro).

Tocou em várias orquestras em Itália e no estrangeiro, apresentando-se em concerto também como solista e em agrupamentos de câmara.

É membro da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música desde 2000, como Harpa Solista. Em Portugal, colaborou e colabora com orquestras e grupos dedicados à música contemporânea (Orquestra da Fundação Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Remix Ensemble, OrchestrUtopica).

Atualmente é docente de harpa na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE), no Porto.

2020

Ilaria Vivan
Ilaria Vivan

Paulo Oliveira

Paulo Oliveira

Solista B

Paulo Oliveira iniciou os estudos musicais em Pedroso, V. N. de Gaia. Em 1989 ingressou na Escola Profissional de Música de Espinho, onde frequentou o Curso de Percussão sob orientação de Carlos Voss, Elizabeth Davies e Miguel Bernat. Em 1999 concluiu a licenciatura em Percussão na ESMAE/IPP, sob orientação de Miguel Bernat. Frequentou o Rotterdam Conservatorium (Holanda), onde trabalhou com Robert van Sice, Miguel Bernat e Emanuel Séjourné. Em 2004 concluiu o Mestrado em Música-Percussão na Universidade de Aveiro, realizando a sua dissertação sobre o tema: “O Ensino da Percussão nos Conservatórios Públicos em Portugal: Análise Crítica”.

Frequentou estágios de Percussão com S. Fink, Graham Jones, M. Ramada, Ian Pustjens, Emanuel Séjourné, G. Octors, Kroumata Ensemble, Steven Schick, entre outros. Assistiu ainda a masterclasses de Keiko Abe, Glen Velez, Robyn Schulkowsky, Sylvio Gualda, Evelyn Glennie, Bob Becker e Leigh Howard Stevens.

Colaborou, como percussionista convidado, em vários concertos com a Orquestra Clássica do Porto, Orquestra do Porto – Régie Sinfonia, Orquestra de Câmara da Escola Profissional de Música de Espinho, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra de Câmara Musicare, Sinfonieta – Orquestra Inter-Escolar do Norte, Solistas do Porto, Orquestra de Câmara de Pedroso, Oficina Musical, Brandon Hill Chamber Orchester – Bristol (Inglaterra), Orquestra Gulbenkian e Orquestra Nacional do Porto.

É membro fundador do Drumming – Grupo de Percussão, integrando este agrupamento participou em inúmeros concertos e recitais em Portugal, Espanha, França e Brasil, assumindo, entre 2004 e 2011, o cargo de Diretor Administrativo. Executou várias obras em 1ª audição nacional e em 1ª apresentação absoluta dos compositores Juan Pablo Hellin, Jean-François Lézé e Eugénio Amorim.

Foi Timpaneiro-Percussionista da Orquestra do Norte entre 1993 e 1996, conferente no 1º Festival Internacional de Percussão – Vila Real, Portugal e colaborou também em vários júris nacionais de concursos de percussão. Lecionou no Conservatório de Música de Coimbra e Escola Profissional de Música de Espinho. Integrou a Orquestra Nacional do Porto em 2000 e atualmente é percussionista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e professor no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.

2013

Paulo Oliveira
Paulo Oliveira