Catarina Martins
Catarina Martins
Biografia Indisponível
Biografia Indisponível
Biografia Indisponível
Paul Almond estudou violino com Malcolm Layfield e Lydia Mordkovitch durante o seu curso de cinco anos na Royal Northern College of Music de Manchester, no Reino Unido, onde obteve o seu diploma de Professional Performance, em 1985. Após ter terminado os seus estudos, trabalhou com a Royal Liverpool Philharmonic Orchestra e com a Bournemouth Symphony Orchestra. Em 1989, mudou-se para Portugal, tendo começado a trabalhar com a Orquestra do Porto, onde se manteve até à atualidade.
Biografia Indisponível
Mariana Costa, natural do Porto, iniciou os seus estudos musicais aos cinco anos na Fundação Conservatório Regional de Gaia. Concluiu o Curso Complementar de Violino na classe de Francisco Pereira de Sousa, com elevada classificação. Obteve o 1º Prémio nos Concursos Internos do Conservatório Regional de Gaia por três vezes. Ingressou na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE) em 2005, na classe de Marta Eufrázio. Em 2009 concluiu a Licenciatura em Música sob a orientação de Zófia Wóycicka, com elevada classificação. Posteriormente, frequentou o Curso Livre na Universidade do Minho (Ilya Grubert e Eliot Lawson).
Participou em cursos de aperfeiçoamento musical com Roman Nodel, Gerardo Ribeiro, S. Kravchenko, Keiko Wataya, David Erlih, Erkki Lahesmaa, Jack Glatzer, entre outros. Em 2010 foi bolseira do curso de Verão na Meadowmount School of Music (Westport, Estado de Nova Iorque, E.U.A), estudando com professores como Gerardo Ribeiro, Alan Bodman e William van der Sloot.
Em 2008, sob a orientação de António Saiote, integrou o grupo vencedor (Quinteto Contraste) do 1º Concurso de Música de Câmara da ESMAE, e obteve o 2º Prémio na 22ª Edição do Prémio Jovens Músicos. Em 2009, com este grupo, deslocou-se à Bélgica para apresentar a música contemporânea portuguesa no Conservatório Real de Bruxelas e no Conservatório Real de Liège. O grupo foi semifinalista do 16ème Concours International (Illzach, França) e do I Concurso Internacional de Música de Câmara Cidade de Alcobaça (ambos em 2009). Realizou com este grupo diversos concertos em festivais nacionais e internacionais e atualmente continua a desenvolver a sua atividade artística.
Em 2006 foi selecionada para integrar a Orquestra de Jovens do Mediterrâneo.
Colaborou com várias orquestras nacionais e internacionais, entre as quais a Orquestra Nacional do Porto, a Orquestra Clássica de Espinho e a International Mahler Orchestra, entre outras. Atualmente integra a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e leciona na Academia de Música de Espinho.
Lilit Davtyan completou os estudos musicais na Escola Superior do Estado de Yerevan com Artashes Mkrtchyan (1.º violino do quarteto de Aram Khatchaturian) com a mais alta classificação. Durante 10 anos foi membro da Orquestra de Câmara “Serenade” e participou em tournées em vários países tais como: Alemanha, Grécia, Holanda, França, Suíça, Áustria e Itália. Em 1995 obteve o 1.º Prémio no Concurso Internacional Bucchi, em Itália. Tocou a solo com a Orquestra “Serenade”. Durante vários anos foi violinista do Trio “Yerevan”, com o qual participou em tournées na Alemanha, nos EUA e no Canadá juntamente com o Else Klink Ensemble “Eutythmeum”. Este Trio foi laureado nos Concursos Republicanos para formações de câmara.
Desde 2001 é violinista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, onde participa regularmente em projetos de música de câmara.
Karolina Andrzejczak começou os estudos musicais aos 7 anos de idade, com Iwona Przylecka, em Bilbau (Espanha). Enquanto estudante foi premiada em vários concursos, nas categorias de violino solo e de música de câmara. Estudou na Escola Superior de Música da Catalunha (Barcelona) com Isabel Vilá e Vera Martínez Mehner, do Quarteto Casals, e teve aulas de música de câmara com todos os membros deste quarteto e com Henk Guittard, Werner Herbers e Ursula Smith. Frequentou ainda masterclasses com Lorenz Nasturica, Ley Wang, Latica Honda Rosenberg, Rainer Sonne, Magdalena Rezler, Keyko Wataya e Rodrigo Reichel. Fez o Mestrado sob a orientação de Kyoko Yonemoto em Maastricht (Holanda), onde colaborou com agrupamentos de música de câmara como Ayre String Quartet e Recitaand Quartet, realizando recitais com estes em Espanha e na Holanda.
O seu trabalho com orquestras começou com a Orquestra Sinfónica de Euskadi e a Orquestra Sinfónica Premium, em Espanha. Ao longo dos anos passados na Holanda, colaborou com a orquestra Philharmonie Zuidnederland, viajando pela Holanda e tocando em auditórios como o Concertgebouw de Amesterdão.
Em Junho do 2019 foi admitida no naipe de primeiros violinos da Orquestra Clássica do Sul, no Algarve, e atualmente toca como tutti dos segundos violinos na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.
2020
Biografia Indisponível
Biografia Indisponível
Tatiana Afanasieva nasceu em Moscovo. Aos 6 anos começou estudar violino na Escola de Música Gnessin. Em 1981 ganhou o 1.º Prémio e Grand Prix no Concurso Internacional Juvenil “Concertino Praga”, em música da câmara, após o qual realizou uma tournée na República da Checoslováquia. Continuou os estudos no Instituto Musical e Pedagógico Gnessin, na classe de M. Russin.
Trabalhou na Orquestra Sinfónica Estatal de Moscovo e depois na Orquestra de Câmara Kremlin, com as quais realizou digressões em Itália, França, Alemanha, Espanha, Grécia, Egito, Suécia, EUA, Japão e Coreia do Sul. Entre 1994 e 2001, trabalhou na Orquestra Metropolitana de Lisboa, como chefe de naipe dos segundos violinos e professora da Academia Nacional Superior da Orquestra. Realizou inúmeros concertos de música da câmara e recitais a solo em Portugal e Espanha. Colaborou com a Orquestra Ciudad de Granada.
Desde Setembro de 2001, é violinista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, onde ocupa o lugar de Solista B dos segundos violinos. É professora de violino no Conservatório de Música do Porto.
2013
Este site utiliza cookies para lhe oferecer a melhor experiência possível.
Para mais detalhes sobre como utilizamos cookies veja a nossa Política de Privacidade.