Nikolai Gimaletdinov
Nikolai Gimaletdinov nasceu em 1982, numa família de músicos. Começou a tocar violoncelo aos cinco anos sob a orientação do seu pai, Riza Gimaletdinov (violoncelista da Orquestra do Teatro Mariinski de São Petersburgo). Diplomou-se na escola de música do Conservatório Estatal de São Petersburgo e prosseguiu a sua formação na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst de Estugarda, com Natalia Gutman. Na Universidade de Música de Viena, estudou violoncelo e violoncelo barroco com Herwig Tachezi e música de câmara com Valentin Erben (Alban Berg Quartet). Participou em masterclasses com vários violoncelistas de renome, tais como Heinrich Schiff, Natalia Shakhovskaya, Jens Peter Maintz, Ivan Monighetti, Eleonore Schoenfeld e Nathaniel Rosen.
Tem participado em grupos de câmara com músicos como Steven Isserlis, Simon Trpčeski, Ivan Monighetti, Patricia Kopatchinskaja, António Victorino d’Almeida, Pavel Vernikov, Herwig Tachezi, Paul Gulda e Thomas Leander. Como violoncelista principal, colaborou com os maestros Nikolaus Harnoncourt, Charles Dutoit, Yuri Temirkanov, Valery Gergiev, Philippe Jordan, Fabio Luisi, Sylvain Cambreling, Kent Nagano, Dmitri Kitajenko, Vladimir Fedoseev e Michail Jurowski, entre outros, tocando nas melhores salas de concerto do mundo, entre as quais o Musikverein e Konzerthaus de Viena, Konzerthaus e Philharmonie de Berlim, Real Concertgebouw de Amesterdão, Gasteig e Herkulessaal de Munique, Royal Albert Hall, Barbican Hall, NHK Hall, Suntory Hall, Carnegie Hall, Walt Disney Hall, Grande Auditório do Conservatório de Moscovo e Grande Auditório da Filarmónica de São Petersburgo.
Apresentou-se como solista ao lado de orquestras de renome internacional, incluindo a Orquestra Nacional Russa, a Orquestra Virtuosi de Moscovo, a Filarmónica de Ekaterinburg e a Orquestra Sinfónica Nacional da Ucrânia.
É ainda presença regular em festivais internacionais, entre os quais o Festival Gergiev da Filarmónica de Roterdão (Países Baixos), BBC Proms (Inglaterra), Salzburger Festspiele, Styriarte, Wiener Festwochen e Wien Modern (Áustria), Festival Internacional de Colmar (França), Oleg Kagan Musikfest (Alemanha) e Festival de Violoncelo Gregor Piatigorsky (EUA). Foi artista e professor do Festival Internacional de Música de Viana do Castelo (2002-09) e diretor artístico do Festival Internacional de Música de Câmara de Maputo, Moçambique (2005-09).
Foi violoncelista da Orquestra Sinfónica de Viena e violoncelista principal convidado da Orquestra Sinfónica do Teatro Mariinski. Colabora com o Concentus Musicus Wien e o Klangforum Wien desde 2007, e é violoncelista convidado da Camerata Bern desde 2021. No período entre 2011 e 2016, foi o violoncelista principal da Orquestra Filarmónica de São Petersburgo. Desde 2017, é violoncelista principal da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.
Nikolai Gimaletdinov é professor de violoncelo na Escola Profissional de Música de Espinho desde 2017, tendo também ensinado na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo (2019-22). Em 2024/25, tornou-se professor de violoncelo no Departamento de Música da Universidade do Minho.
Toca um violoncelo italiano de luthier desconhecido, datado do final do século XVIII.
2025
