Michal Kiska
Michal Kiska nasceu em Cracóvia (Polónia), tendo iniciado o estudo do violoncelo aos 10 anos com Andrzej Pall. Foi laureado em diversos concursos como solista, destacando‐se o 1º prémio no Concurso Nacional de Violoncelo em Przemyśl, 1º prémio no Concurso Nacional Polaco em Elbląg (1994) e o Concurso Nacional de Violoncelo de Poznan; assim como em música de câmara, no concurso G. Bacewicz em Lodz (1998), 2º prémio no concurso K. Penderecki em Cracóvia (1998) e Concurso J. Brahms em Gdansk (2000), entre outros.
Apresentou‐se diversas vezes na Polónia e no estrangeiro – especialmente na Holanda, Áustria e Alemanha. Frequentou masterclasses com M. Strauss, V. Yagling, A. Zielinski e A. Noras. Em 1997 entrou na prestigiada Orquestra da União Europeia. Colaborou com diversas orquestras, tais como a Orquestra Sinfónica de Cracóvia, a Sinfonietta de Cracóvia, a Capella Cracoviensis, e entre 2000 e 2003 foi Primeiro Violoncelo Solo da Orquestra Sinfónica Fórum. Foi dirigido por maestros como Edo de Vaart, K. Penderecki, Lorin Mazel, C. Eschenbach, J. Maksimiuk e John N. Axelrod.
Terminou os estudos com distinção na Academia de Música de Cracóvia, na classe de Zdzisław Łapiński. Estudou também na École Normale d’Alfred Cortot em Paris na classe de Paul Julien, tendo concluído o Diploma com distinção no ano 2003. Desde esse ano é violoncelista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.
2011