José Bernardo Silva

Solista A – Interino

José Bernardo Silva (Porto) é um dos trompistas portugueses mais destacados da atualidade. Estudou com Jonathan Luxton em Lisboa e com Ab Koster em Hamburgo. É solista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Apresentou-se em recitais a solo e de música de câmara e com orquestras em vários países.

Leciona na Universidade de Aveiro, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE) e na Escola Profissional de Música de Espinho. Orienta frequentemente masterclasses em Portugal e no estrangeiro e é convidado para integrar júris de concursos. Recebeu o 1.º Prémio no Concurso Internacional Farkas, organizado pela Sociedade Internacional de Trompas em Lahti, Finlândia, em 2002.

A sua discografia conta com vários trabalhos a solo, em música de câmara e como músico de orquestra. Os seus dois álbuns a solo, Canções Lunares e Solo, receberam excelentes críticas. Realizou a primeira gravação mundial da obra Jeanne d’Arc para trompa e orquestra de sopros de Alex Poelman (Molenaar).

Instrumentista de câmara muito ativo, atua com regularidade em duo com piano e em quarteto de trompas. É membro fundador do quarteto Trompas Lusas. Atua frequentemente em simpósios, congressos e encontros da Sociedade Internacional de Trompas, da Associação Espanhola dos Amantes da Trompa e da Associação Catalã de Trompistas. É Vice-Presidente da Sociedade Internacional de Trompas (IHS) e artista DürkHorns e Romera Brass.

2022

José Bernardo Silva
José Bernardo Silva