Francisco Reis
Natural do Porto, Francisco Reis principiou os seus estudos musicais no Conservatório desta mesma cidade, onde obteve a classificação máxima no curso complementar de piano, na classe de Maria José Souza Guedes. Ingressou na Licenciatura em Piano da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), que concluiu com 19 valores, sob a orientação de Pedro Burmester e Madalena Soveral, e foi nesta mesma instituição que, posteriormente, realizou o Mestrado em Ensino de Música e que, paralelamente, se iniciou no canto, estudando com António Salgado. Tendo terminado a Licenciatura em Canto da ESMAE em 2019, com a classificação de 19 valores, prossegue presentemente o seu aperfeiçoamento vocal com Rudolf Piernay na Guildhall School of Music and Drama (GSMD), em Londres, onde frequenta o Master of Music, com os apoios da Fundação GDA (Bolsa de Qualificação e Especialização Artística, 2020) e da própria GSMD (Guildhall Financial Award, 2020).
Desde Novembro de 2017, tem vindo a integrar o Coro Casa da Música, onde se tem dedicado a um repertório coral vasto, trabalhando regularmente com maestros de renome como Paul Hillier, Stefan Blunier, Leopold Hager, Sofi Jeannin e Peter Rundel. Como solista, tem participado em vários projetos e produções, entre as quais salienta a ópera La Donna di Genio Volubile, do compositor português Marcos Portugal, apresentada no Teatro Nacional de São João, em 2018, e a Ópera Real, criação de autores portugueses contemporâneos, encenada em 2019 no Teatro Helena Sá e Costa. No contexto de masterclass, frequentou cursos com Marcin Habela, Emma Kirkby, Pierre Mak, Patricia MacMahon, Ulrike Sonntag e Susan Waters, entre outros.
Como pianista, foi laureado em inúmeros concursos em Portugal e em Espanha e contactou com diversas personalidades que nele tiveram uma influência preponderante, incluindo Luiz de Moura Castro, Miguel Borges Coelho, Helena de Sá e Costa, Sequeira Costa, Karl-Heinz Kämmerling, Zoltán Kocsis, Elisabeth Leonskaja e Eldar Nebolsin. Em 2019, foi-lhe atribuído o Prémio para o Melhor Acompanhamento no Concurso Helena Sá e Costa e, na companhia de Pedro Lopes, apresentou um recital a dois pianos na Sala 2 da Casa da Música, inserido no festival Reencontros 21.
2020