Cecília Falcão Coutinho
Cecília Falcão, natural do Porto, é licenciada em Violino pela ESMAE – Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, onde estudou com Zófia Woicicka e Marta Eufrázio. Foi também aluna de Anna Kratochvilova e de Gerardo Ribeiro na Northwestern University em Chicago. Fez masterclasses de Violino Barroco e Música de Câmara tendo trabalhado com Richard Gwilt, Rainer Zipperling, Ketil Haugsand e Ana Mafalda Castro.
É violinista efetivo da Orquestra Barroca Casa da Música desde a sua fundação em 2006. Para além do trabalho regular com o maestro titular Laurence Cummings, apresentou-se sob a direção de Rinaldo Alessandrini, Harry Christophers, Antonio Florio, Paul Hillier, Paul McCreesh, Hervé Niquet, Andrew Parrott, , Christophe Rousset, e Masaaki Suzuki. Trabalhou com prestigiados solistas como Andreas Staier, Ilya Gringolts, Dmitri Sinkovsky, Rachel Podger, Amandine Beyer, Alina Ibragimova, Riccardo Minasi, Andreas Scholl e Fabio Biondi. Realizou concertos e tournés em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Áustria e China. Gravou para a editora Harmonia Mundi com a Orquestra Barroca Casa da Música e Andreas Staier, programa que foi apresentado ao vivo na Konzerthaus de Viena.
Colaborou também, como músico convidado, com a Orquestra Nacional do Porto, Orquestra do Norte, Orquestra das Beiras, Camerata Senza Misura, Remix Ensemble e Remix Orquestra.
É, desde 2011, professora de Violino no Conservatório de Música do Porto.