Cândida Nunes
Cândida nasceu em Paredes (1994, Portugal). Começou a estudar fagote aos onze anos de idade na Escola Profissional Artística do Vale do Ave com o professor Pedro Silva e, mais tarde, com a professora Lurdes Carneiro.
Licenciou-se na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Porto na classe do professor Pedro Silva. Em Zurique, frequentou a Zürcher Hochschule der Künste com o professor Giorgio Mandolesi, tendo concluído o Mestrado em Performance e o Mestrado de Especialização em Orquestra.
Frequentou diversas masterclasses, onde desenvolveu as suas capacidades musicais e técnicas com alguns dos mais conceituados fagotistas e pedagogos incluindo Günter Pfitzenmaier, Marco Postinghel, Pierre Martens, Marc Trénel, Stefano Canuti, Carlo Colombo, Giorgio Mandolesi, Sergio Azzolini, entre outros.
Teve oportunidade de tocar em diversas orquestras, tais como a Orchestre de Paris, Fondazione Teatro La Fenice di Venezia, Philharmonia Zürich, Orquestra della Svizzera Italiana, Orquestra XXI, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra Fundação Calouste Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Residentie Orkest Den Haag, entre outras.
Foi praticante na Berner Sinfonieorchester (2018/19) e ocupou o lugar de primeiro fagote solo no Mozarteumorchester Salzburg (2019/21). Esteve também como segundo fagote na Orquestra Clássica do Sul (2021/22). É membro fundador do Quartzo Ensemble.
Atualmente, ocupa o lugar de Solista B na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.
2023