Bruno Costa
Bruno Costa nasceu em Aveiro, em 1984. Em 1999, entra na Escola Profissional de Música de Espinho, e é na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto que conclui a licenciatura sob a orientação de Manuel Campos e Miquel Bernat, com classificação máxima no recital final. Em 2016, conclui a profissionalização em serviço na Universidade Aberta. Participou em masterclasses de percussão com: Angel Omar Frette, Benoit Cambreling, Denis Riedinger, Dirk Wucherpfennig, George Ellie Octors, Olivier Pelegri, Philippe Spiesser, Rainer Seegers, entre outros.
Como músico convidado, apresentou-se com diversas formações em Portugal e no estrangeiro. Orientou seminários de percussão em Portugal e Espanha, e integrou o júri dos concursos internacionais de percussão da Beira Interior e de Gondomar. Como membro do Drumming GP, orientado pelo percussionista Miquel Bernat, apresentou-se em variadas salas de espectáculo, participando na estreia de obras de compositores de diversas nacionalidades. É membro fundador do Clap Duo, com a clarinetista Cândida Oliveira, e também membro fundador do duo Surreal com o trombonista Nuno Martins. Em 2016, estreou em Portugal o Concerto para trompete, percussão, gira-discos e orquestra de Gabriel Prokofiev, sob a direcção do maestro Rosen Milanov, com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.
Lecionou em diversas academias e conservatórios. Atualmente leciona na Academia de Música de Castelo de Paiva e na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART). É solista do naipe de percussão da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música desde 2005.
2022