Agenda Serviço Educativo 2024/25

Ao observarmos a Natureza, encontramos inspiração para a nossa vida. A Educação descobre nela exemplos, ritmos e o caminho para dar os seus frutos. Na Natureza, o ciclo começa quando a semente cai ao chão. A seguir germina e nasce o rebento. O rebento cresce e vai robustecendo. O tempo é importantíssimo para termos uma árvore e dela nascerem flores e frutos, que, por sua vez, guardam sementes. Estas, caindo no chão, dão início a novo ciclo. Um movimento perpétuo que cria bosques, florestas, vida. Na Educação, também tudo começa com sementes que se lançam, na esperança de que germinem e, ao longo do tempo, se transformem em árvores, flores e frutos que se multiplicam a cada ciclo e dão muito mais sentido à vida.

A Casa da Música há muito iniciou a sua sementeira, realizando projetos com comunidades e escolas, antes mesmo da existência do edifício. Preparava-se o Porto 2001 e foram vários os que começaram o seu envolvimento musical em projetos como Votzek, Brundibar e outras óperas comunitárias. Foram as primeiras sementes lançadas a uma terra fértil e ávida.

Em 2025 a Casa da Música completa 20 anos e é por isso altura de celebrar. Olhando para trás, há, desde 2005, uma programação educativa pensada para todos. Ano após ano, a agenda do Serviço Educativo contém um bom punhado de sementes: umas são um Primeiro Concerto na vida de um bebé; outras, Oficinas feitas com os colegas da Escola; outras ainda, projetos onde pessoas das mais diversas comunidades encontram espaço para descobrir a Música e, através dela, transmitir estados de alma; e, finalmente, sementes que são oportunidade de Formação para Músicos, Professores, Melómanos. Todos os que aqui encontram espaço são as raízes, os troncos, os ramos, as folhas, as flores e os frutos que temos vindo a plantar e a cuidar. Das primeiras sementes já nasceram novas árvores. Hoje, entre músicos e formadores que passam pela Casa da Música, há vários que tiveram a sua primeira experiência musical em atividades do Serviço Educativo. Foram terreno fecundo onde a música encontrou espaço para brotar.

A Natureza é rica em sons: o canto das aves, o marulhar das águas, o assobiar do vento, o ribombar do trovão. Na Casa da Música há também muitos sons: de vozes, de instrumentos, de palmas, de passos. A Agenda 24/25 do Serviço Educativo oferece centenas de oportunidades para os descobrir, para os ouvir, para os fazer. Bem-vindos a uma nova agenda e a um novo ano!