Oficinas

PRIMEIRAS oficinas

Pensadas para um público dos três meses aos seis anos, estas oficinas enquadram de forma sedutora as primeiras experiências de proximidade entre as crianças e a música. São quatro propostas, cada uma delas apresentada de forma seguida durante cerca de sete semanas, dando depois lugar a outra. As Primeiras Oficinas arrancam em setembro e enquadram-se num conceito de “workshow” (híbrido entre oficina e espetáculo), que potencia a interação da criança com os seus acompanhantes.

A FLAUTA MÁGICA DO MOZART

António Miguel Teixeira e Sofia Nereida formadores

Há figuras que teimam em não sair da Casa da Música. Falamos, neste caso, dos célebres irmãos Mozart, Wolfgang e Maria Anna. Numa das suas deambulações pelo edifício, Wolfgang ia repetindo incansavelmente: “Um dia vou escrever uma ópera com uma rainha”. Agora é tempo de aprendermos a sua música entre muitas brincadeiras. Uma oficina povoada por personagens maravilhosas e cenários mirabolantes, onde a diversão não vai faltar.

ESTAÇÃO CASA DA MÚSICA

Bruno Estima e Paulo Neto formadores 

O comboio está prestes a sair da estação. O seu som e a sua cadência são o motor de arranque musical para esta oficina-viagem que nos leva a muitos destinos. Num entusiasmante passeio pela música, não abdicamos de meios de transporte ecológicos e sustentáveis. All aboard!

DISOMNÁRIO

Joana Araújo e Tiago Oliveira formadores

E se encontrássemos um lugar onde aquilo que vemos nem sempre é só o que parece e o que ouvimos é muito mais do que apenas som? E se nesse lugar pudéssemos misturar tudo e criar juntos um dicionário de novos sons e imagens? Com a ajuda de canções, jogos e muita brincadeira, vai nascer o DiSomNário, onde tudo o que parece direito vai ficar ao contrário! Mas não te preocupes, vamos respeitar o novo acordo “fonográfico”.

A INVENÇÃO DA NATUREZA

Ana Bento e Bruno Pinto formadores

Inspirados pelo livro A Invenção da Natureza, de Alexander von Humboldt, o naturalista e explorador alemão que há mais de duzentos anos definiu a Terra como um grande organismo vivo, embarcamos numa odisseia que percorre o planeta de ponta a ponta e, entre paisagens sonoras, visuais e sensoriais, nos ajuda a perceber a importância de cultivar um respeito profundo pela natureza.

Oficinas do Dia

São 90 minutos, como num jogo de futebol, mas aqui não há adversários. Realizadas aos sábados, estas oficinas são um estímulo à união entre participantes por um propósito comum: fazer música. A partir dos seis anos, todos têm lugar nas propostas que apresentamos, orientadas para trabalhar diferentes recursos do processo criativo, da voz ao gamelão, do ritmo ao movimento. E é da alegria e do entusiasmo coletivos que a música nasce, trazida ao mundo por uma nova família feita de muitas pessoas, de muitos lugares.

Francisco Beirão e Rui Rodrigues formadores

Embalada pelo Ano de Portugal na Casa da Música, esta oficina parte em busca da música tradicional do nosso país. Numa hora e meia de viagem, muito bem passada, contamos e cantamos raízes musicais populares do Minho ao Algarve.

CANTAR o Natal

António Miguel Teixeira e Raquel Couto formadores

O Natal é uma das épocas mais cantáveis do ano. De músicas tradicionais a clássicos da pop, passando por cantatas, há um repertório inesgotável de canções que sabe bem ouvir e cantar nesta altura. Juntem-se a nós para que juntos cantemos o Natal.

Showficina Lúdica

Lúdica Música! formadores 

Com a ajuda de todos os participantes, os Lúdica Música constroem o núcleo da festa: um miniconcerto, ancorado em ritmos variados da música popular brasileira e seus instrumentos tradicionais de percussão. Para não deixar ninguém parado!

Percussão Vocal Indonésia

Philippe Martins formador

Vários povos têm cantos comunitários, onde a voz é usada como se fosse um instrumento de percussão. Kecak é um desses cantos. Com origem na ilha de Bali, tem também uma coreografia associada e é praticado por todas as pessoas, independentemente da idade.

Há Física no Som

Filipe Fernandes e Inês Lapa formadores

Estimular a criatividade, o espírito crítico, a criação musical e a exploração de objetos sonoros do nosso dia-a-dia são propósitos desta oficina em que se realizam várias experiências relacionadas com o som. No contexto de uma abordagem STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics – que possibilita a aprendizagem de conteúdos científicos através da música, e vice-versa, promove-se a consciencialização do mundo sonoro que nos envolve.