
FORA DE SÉRIE
Temporada 2024/2025

ENSAIOS ABERTOS
Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música
Todos os anos recebemos centenas de alunos (e não só) nestes ensaios realizados pela Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. A porta está aberta a quem queira assistir aos testes finais de grandes obras e descobrir como trabalha uma orquestra, como se combinam os sons, como se descodificam os gestos.
Entrada Livre (mediante levantamento prévio de bilhete)*
*Regras para levantamento de bilhetes:
Presencialmente e Online: disponível nas 24 horas antes da sessão (Amigo Casa da Música: 7 dias antes)
Uma noite de Amor

14 março · Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música · 10:00
Sob o tema “Mulheres na Música”, a Orquestra Sinfónica oferece-nos três distintas representações do feminino, acrescentando-lhes a flautista Ana Maria Ribeiro na interpretação de uma obra concertante central no repertório do instrumento.
Nuno Coelho direção musical
Ana Maria Ribeiro flauta
Ludwig van Beethoven Abertura Leonora n.º 3
Carl Reinecke Concerto para flauta e orquestra
–
Augusta Holmès La nuit et l’amour
Maurice Ravel Ma mère l’oye
3 pianos para Mozart

23 maio · Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música · 10:00
Três pianos em palco celebram a genialidade de Mozart, num concerto dirigido por um jovem e talentoso maestro que é também pianista.
Julius Zeman piano e direção musical
Mona Asukas piano
Shun Oi piano
W. A. Mozart Abertura de As Bodas de Fígaro
W. A. Mozart Uma pequena serenata noturna
W. A. Mozart Concerto para três pianos
Prémio Suggia

04 Julho · Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música · 10:00
Vencedor de múltiplos concursos e com uma carreira internacional em ascensão, o violoncelista Lionel Martin conquistou o Prémio Suggia/Casa da Música em 2024.
Pedro Neves direção musical
Lionel Martin violoncelo
Fernando Lopes-Graça Sinfonieta
Dmitri Chostakovitch Concerto para violoncelo e orquestra n.º 1
Sergei Prokofieff Sinfonia Clássica
Sinfonia Romântica

28 março · Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música · 10:00
A Orquestra Sinfónica apresenta a monumental Sinfonia Romântica de Anton Bruckner — uma das figuras mais singulares do sinfonismo tardo-romântico.
Stefan Blunier direção musical
Sara Ross Lest (estreia mundial; encomenda Casa da Música)
Anton Bruckner Sinfonia n.º 4 (Romântica)
Tchaikovski em Concerto

06 junho · Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música · 10:00
A enorme dimensão do universo musical de Tchaikovski está bem patente neste programa, que lhe é totalmente dedicado e traz ao Porto um violoncelista nascido nos Montes Urais, na cidade batizada precisamente com o nome do célebre compositor russo.
Stefan Blunier direcção musical
Pavel Gomziakov violoncelo
P. I. Tchaikovski Mozartiana op. 61
P. I. Tchaikovski Variações sobre um tema rococó, para violoncelo e orquestra
–
P. I. Tchaikovski Sinfonia n.º 5
Tchaikovski, o segundo concerto

04 abril · Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música · 10:00
A série dedicada aos grandes concertos de Tchaikovski tem continuidade com a apresentação da pianista americana Claire Huangci, que tem cativado o público e a crítica a nível internacional com o seu virtuosismo, a sua sensibilidade artística e o seu interesse por repertório menos comum nas salas de concerto.
Martin André direção musical
Claire Huangci piano
P. I. Tchaikovski Concerto para piano e orquestra n.º 2
–
Luís de Freitas Branco Sinfonia n.º 4
Grand Tour

13 junho · Orquestra Barroca Casa da Música · 14:30
Alfredo Bernardini, com uma notável carreira de décadas enquanto oboísta e maestro em agrupamentos de música antiga reconhecidos internacionalmente, volta a dirigir a Orquestra Barroca Casa da Música.
Alfredo Bernardini oboé e direção musical
Rebecca Raimondi violino
Pedro Castro oboé
Francesco Maria Veracini Abertura n.º 6 em Sol menor
Georg Pisendel Concerto para violino em Ré maior, JunP I.7
Antonio Lotti Abertura da ópera Ascanio
Antonio Vivaldi Concerto para oboé em Dó maior, RV 449
–
Johann David Heinichen Concerto para dois oboés em Mi menor, Seibel 222
Jan Dismas Zelenka Abertura-Suite em Fá maior, ZWV 188
O Ensaio Aberto é um convite que os músicos da orquestra e o maestro nos fazem para conhecermos melhor o seu trabalho e percebermos como se prepara um concerto.
É um momento importante de trabalho para todos os músicos, pelo que foram acordadas algumas regras com a orquestra.
A presença dos grupos que vêm assistir não deverá colocar em causa o decurso do ensaio. A saber:
1. Os grupos já devem estar dentro da sala antes do início do ensaio (10:00), sentados nas filas indicadas, o que significa que terão de chegar à Casa da Música com antecedência, por volta das 9:30. As portas da sala serão encerradas impreterivelmente às 10:00, não sendo possível a entrada de alguém após esta hora.
2. Os bilhetes destes grupos poderão ser levantados na bilheteira da Casa da Música (Piso 1) por um responsável do grupo, à chegada, antes do encaminhamento para a sala.
3. A entrada na sala deverá ser ordeira e sempre seguindo as indicações dos assistentes presentes. A utilização da primeira plateia está vedada exceto para acesso a mobilidades reduzidas.
4. O silêncio é obrigatório.
5. Não é permitido filmar, fotografar, usar o telemóvel ou outros aparelhos com sinal sonoro durante o ensaio. Utilizadores de telemóveis serão encorajados a desligar os seus aparelhos, ou a aguardar pelo resto do grupo no exterior da sala.
6. Não é permitido comer e beber dentro da sala.
7. A saída para a ida ao WC durante o ensaio condiciona a reentrada na sala. O regresso ao lugar dependerá do programa de ensaio, bem como de eventuais pausas no mesmo.
8. A saída de menores de idade da sala deverá ser sempre acompanhada por um adulto. Esta responsabilidade não será nunca pedida à Casa da Música ou aos seus colaboradores.
9. A direção da orquestra autoriza a presença de grupos na primeira parte do ensaio (uma hora, aproximadamente).
O incumprimento das regras mencionadas poderá ter implicações na presença do grupo na sala, podendo este ser convidado a sair e colocar em causa futuros pedidos de participação nesta atividade.
ORELHUDO!
Concebido inicialmente para o primeiro ciclo do ensino básico, o Orelhudo! viu o seu uso alargado a um grupo cada vez mais amplo de educadores, do pré-escolar ao ensino vocacional de música, e hoje é um conteúdo de acesso universal, entrando sem restrições quer nas salas de aula quer em nossas casas. Trata-se de uma ferramenta que possibilita a audição musical diária, enquadrando os temas que disponibiliza em efemérides ou acontecimentos inscritos no calendário civil. Uma forma didática e divertida de relacionar a música com a História, que transcendeu ao longo do tempo o contexto escolar para que foi pensada, assumindo hoje um papel importante nas redes sociais da Casa da Música. Livre e de fácil utilização, contempla criações musicais de todo o planeta, entrando em milhares de casas onde se fala a língua portuguesa. Além da versão normal, existe também a versão professor, que faculta aos docentes um uso ainda mais eficaz desta ferramenta. É um verdadeiro plano nacional de audição, um projeto em constante progressão que terá já este ano novas funcionalidades, de modo a potenciar uma partilha cada vez mais fácil e estimulante nas redes sociais.
mais info e sugestões: [email protected]
