FORA DE SÉRIE
Temporada 2024/2025
ENSAIOS ABERTOS
Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música
Todos os anos recebemos centenas de alunos (e não só) nestes ensaios realizados pela Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. A porta está aberta a quem queira assistir aos testes finais de grandes obras e descobrir como trabalha uma orquestra, como se combinam os sons, como se descodificam os gestos. Antes de cada ensaio – de acesso livre – produzimos um guião, de modo a que o público possa saber e conhecer melhor o que vai ouvir
04+18+25 outubro
22 novembro
06 dezembro
10+31 janeiro
07+21 fevereiro
14+28 março
04 abril
23 maio
06 de junho
13 de junho – Orquestra Barroca Casa da Música – este ensaio realiza-se excecionalmente às 14:30
04 julho
10:00
Sala Suggia
ENTRADA LIVRE
O Ensaio Aberto é um convite que os músicos da orquestra e o maestro nos fazem para conhecermos melhor o seu trabalho e percebermos como se prepara um concerto.
É um momento importante de trabalho para todos os músicos, pelo que foram acordadas algumas regras com a orquestra.
A presença dos grupos que vêm assistir não deverá colocar em causa o decurso do ensaio. A saber:
1. Os grupos já devem estar dentro da sala antes do início do ensaio (10:00), sentados nas filas indicadas, o que significa que terão de chegar à Casa da Música com antecedência, por volta das 9:30. As portas da sala serão encerradas impreterivelmente às 10:00, não sendo possível a entrada de alguém após esta hora.
2. Os bilhetes destes grupos poderão ser levantados na bilheteira da Casa da Música (Piso 1) por um responsável do grupo, à chegada, antes do encaminhamento para a sala.
3. A entrada na sala deverá ser ordeira e sempre seguindo as indicações dos assistentes presentes. A utilização da primeira plateia está vedada exceto para acesso a mobilidades reduzidas.
4. O silêncio é obrigatório.
5. Não é permitido filmar, fotografar, usar o telemóvel ou outros aparelhos com sinal sonoro durante o ensaio. Utilizadores de telemóveis serão encorajados a desligar os seus aparelhos, ou a aguardar pelo resto do grupo no exterior da sala.
6. Não é permitido comer e beber dentro da sala.
7. A saída para a ida ao WC durante o ensaio condiciona a reentrada na sala. O regresso ao lugar dependerá do programa de ensaio, bem como de eventuais pausas no mesmo.
8. A saída de menores de idade da sala deverá ser sempre acompanhada por um adulto. Esta responsabilidade não será nunca pedida à Casa da Música ou aos seus colaboradores.
9. A direção da orquestra autoriza a presença de grupos na primeira parte do ensaio (uma hora, aproximadamente).
O incumprimento das regras mencionadas poderá ter implicações na presença do grupo na sala, podendo este ser convidado a sair e colocar em causa futuros pedidos de participação nesta atividade.
ORELHUDO!
Concebido inicialmente para o primeiro ciclo do ensino básico, o Orelhudo! viu o seu uso alargado a um grupo cada vez mais amplo de educadores, do pré-escolar ao ensino vocacional de música, e hoje é um conteúdo de acesso universal, entrando sem restrições quer nas salas de aula quer em nossas casas. Trata-se de uma ferramenta que possibilita a audição musical diária, enquadrando os temas que disponibiliza em efemérides ou acontecimentos inscritos no calendário civil. Uma forma didática e divertida de relacionar a música com a História, que transcendeu ao longo do tempo o contexto escolar para que foi pensada, assumindo hoje um papel importante nas redes sociais da Casa da Música. Livre e de fácil utilização, contempla criações musicais de todo o planeta, entrando em milhares de casas onde se fala a língua portuguesa. Além da versão normal, existe também a versão professor, que faculta aos docentes um uso ainda mais eficaz desta ferramenta. É um verdadeiro plano nacional de audição, um projeto em constante progressão que terá já este ano novas funcionalidades, de modo a potenciar uma partilha cada vez mais fácil e estimulante nas redes sociais.
mais info e sugestões: [email protected]