19.º CURSO DE FORMAÇÃO DE ANIMADORES MUSICAIS
A necessidade de qualificar músicos preparados para dinamizar atividades com comunidades e liderar intervenções criativas levou-nos a criar este curso logo em 2005. 18 edições depois o panorama está melhor, mas a pertinência da nossa proposta formativa e artística prevalece. São já mais de 200 os músicos que este programa realizado ao longo de cada ano letivo permitiu formar. Uns estão inseridos em projetos disseminados pelo país, outros desenvolvem trabalho nos mais variados pontos do mundo. E muitos são hoje formadores deste Serviço Educativo. Improvisação, interação, liderança e trabalho em equipa são competências potenciadas num programa de criação e animação musical associado a projetos artísticos com comunidades de distintos contextos socioculturais. A formação – orientada por criadores reconhecidos internacionalmente – é também uma oportunidade de os formandos se valorizarem enquanto performers, constituindo-se como ensemble musical.
Módulo € 130
Inscrições através do envio CV para [email protected] até dia 22 de setembro de 2024.
12+13.10 | 16+17.11 | 14+15.12
1.º módulo
Sam Mason e Tim Steiner formadores
18+19.01 | 08+09.02 | 22+23.03 | 15+16+17.04
2.º módulo – Projeto Palavras Cruzadas
Paul Griffiths e Pete Letanka formadores
10+11.05 | 14+15.06 | 02+03+04+05+06.07
3.º módulo – Sonópolis 2025
Joana Araújo e Jorge Queijo formadores
Apoio
Formadores
Especializada em workshops de música criativa, tem projetos com orquestras, instituições e organizações musicais no Reino Unido e na Europa. Lidera projetos educativos e trabalha como mentora, palestrante e professora, dando formações e cursos para músicos que querem trabalhar com comunidades. Frequentou a Guildhall School of Music & Drama de Londres nas áreas de performance e composição e concluiu um mestrado em composição musical na City University, Londres.
Compositor britânico especializado em performances colaborativas, trabalha com inúmeras organizações culturais em toda a Europa, sendo um parceiro frequente da Casa da Música desde 2005. Doutorado em composição colaborativa, é tutor na Guildhall School of Music & Drama de Londres.
Formador de grande prestígio internacional. Com as suas raízes musicais no jazz, no rock e no funk, desenvolveu uma linguagem musical única que transcende barreiras musicais, sociais e culturais. Soma já mais de 25 anos de experiência de trabalho com conservatórios, escolas de música e outros locais de ensino. Compositor e improvisador, toca guitarra elétrica e acústica, percussão e também canta. Leciona na Guildhall School of Music & Drama de Londres.
Pianista, compositor e professor. Assinou contrato com a Zephyr Records, pela qual lançou o álbum Afrostocracy. Entre as obras que lhe foram encomendadas destaca-se a banda sonora do documentário Stanley Kubrick: A Life in Pictures, uma peça para a Youth Opera Company da Royal Opera House e Hope and Glory, que encerrou o Music For Youth Prom no Royal Albert Hall, em 2016. Compõe regularmente com músicos de vários países.
Músico multi-instrumentista, compositor, artista sonoro e formador/educador, é licenciado em Jazz pela ESMAE e concluiu o mestrado em Music Leadership pela Guildhall School of Music & Drama de Londres. Estudou Gamelão na Universidade de Artes ISI de Yogyakarta com o apoio da Embaixada da Indonésia. Colabora com o Serviço Educativo da Casa da Música na conceção e realização de oficinas, assim como na criação de espetáculos infantis e com comunidades desfavorecidas. Desde 2013, é formador no Tokyo Bunka Kaikan, no Japão.
Cantora com percurso na educação pela música e na implementação de projetos artísticos e de participação comunitária. É mestre em Music Leadership pela Guildhall School of Music & Drama de Londres e licenciada em Teoria e Formação Musical pela Universidade de Aveiro. Dedica particular interes- -se ao potencial da prática coral como ferramenta de transformação social, construção identitária e desenvolvimento criativo. Atualmente é professora do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e, entre outros projetos nacionais e internacionais, é também colaboradora regular, desde 2009, do Serviço Educativo da Casa da Música do Porto.