Liza Lim
Compositora, professora e investigadora, Liza Lim foca-se na criação de música baseada em práticas colaborativas e transculturais. Beleza, fúria e ruído, conexão ecológica e linhagens espirituais femininas estão no centro de obras recentes como Sex Magic (2020) para a flautista Claire Chase; Multispecies Knots of Ethical Time (2023) para performer gestual, filme e ensemble; e particularmente o ciclo orquestral Annunciation Triptych: Sappho, Mary, Fatimah (2019-22), que será integralmente apresentado na Casa da Música, em estreia nacional, em três concertos ao longo da temporada. Lim interessa-se por um género de criatividade plural, não centrada no humano, e por questões especulativas sobre a senciência das coisas. A sua peça em grande escala Extinction Events and Dawn Chorus (2018) – apresentada na Casa da Música em 2023 – teve especial impacto internacional e propõe uma espécie de audição ecologicamente informada em torno dos domínios para lá do humano. Nesse âmbito enquadram-se outras obras da compositora australiana, como How forest think, para ensemble e sheng; World as Lover, World as Self, para piano e orquestra de câmara; ou Speak, be silent, para violino e ensemble. Também estas serão apresentadas entre nós em estreia nacional, completando-se a retrospectiva da obra de Liza Lim com Songs found in dream e A sutured world – esta última uma encomenda da Casa da Música em parceria com um conjunto de instituições internacionais.
Desde que foi Compositora em Residência na Orquestra Sinfónica de Sydney, em 2005 e 2006, Liza Lim tem recebido inúmeras encomendas de muitas das orquestras e ensembles mais prestigiados do mundo, e a sua música é interpretada em importantes salas e festivais. Foi nomeada “Compositor(a) do Ano” no Opus Klassik 2024 (Alemanha), e premiada com a 12.ª edição da Encomenda Roche para compor para o Festival de Lucerna de 2026. Entre múltiplas distinções que reconhecem a sua brilhante carreira e a vitalidade da sua obra – começando desde logo pela condecoração real como Membro da Ordem da Austrália (AM) —, destacam-se o Australia Council’s Don Banks Award (2018), o Happy New Ears Prize da Hans and Gertrud Zender Foundation (2021) e o APRA AMCOS National Luminary Award 2022. Foi DAAD Artist-in-Berlin em 2007-08 e Compositora em Residência no Wissenschaftskolleg zu Berlin em 2021- 22. Membro fundador da Academy of the Arts of the World em Colónia (2012-2016), foi também nomeada como membro da Academia das Artes de Berlim em 2022. Liza Lim é Professora de Composição e ocupa a Sculthorpe Chair of Australian Music no Conservatório de Sydney. É a primeira música premiada com o Australian Research Council Laureate Fellowship, para liderar um programa de cinco anos (2025- 29) destinado a encorajar o compromisso com a emergência climática e temas sociais através da música. Está ligada também a iniciativas do programa de igualdade de género do Conservatório de Sydney, “Composing Women”, que tem alcançado grande impacto na música australiana. Orienta masterclasses de composição um pouco por todo o mundo.
Liza Lim reinventa continuamente a sua linguagem e prática musical através de uma obra que se estende dos solos intimistas e colaborativos às obras orquestrais, tendo ainda escrito cinco óperas.
A sua discografia abrange 40 CD, incluindo 10 álbuns monográficos, vários deles incluídos nas listas de Gravações do Ano da revista The New Yorker. Liza Lim estudou no Victorian College of the Arts (bacharelato), Universidade de Melbourne (mestrado) e Universidade de Queensland (doutoramento). Fez ainda uma pós-graduação com Ton de Leeuw no Conservatório Sweelinck de Amesterdão, em 1987. Outros dos seus professores e mentores foram Rosalind McMillan, Richard David Hames, Riccardo Formosa, Philip Bračanin, Brian Ferneyhough, Malcolm Gilles e Eric Clarke.