João Carlos Pinto
João Carlos Pinto nasceu em Braga. Estudou piano e composição no Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga, licenciou- -se em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa e frequentou o mestrado em Composição Multimédia na Hochschule für Musik und Theater Hamburg, tendo como mentor Alexander Schubert.
O seu trabalho tem sido apresentado em países como Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Colômbia, México, Argentina, Alemanha, França, Holanda, Áustria, Suíça, Itália, Bélgica, Noruega, Islândia, Dinamarca, Espanha e, regularmente, por todo o território português. Tem recebido encomendas de entidades como UNESCO, Braga Media Arts, ZKM Karlsruhe, Gaudeamus, Schallfeld Ensemble, ensemble neoN, RTP, Antena 2, Casa da Música, Centro Cultural de Belém, Orquestra Gulbenkian, Jovem Orquestra Portuguesa, Orquestra das Beiras, Arte no Tempo e Câmara Municipal de Aveiro. Enquanto performer, dedica-se tanto à interpretação de obras de teatro experimental (com Tobias Pfeil e Diego Muhr) como a tocar instrumentos eletrónicos que o próprio constrói e modifica, em projetos como CACO. MEAL, Omniae Large Ensemble, Peter Evans’ Som Crescente e xD.
O trabalho de João Carlos Pinto tem sido reconhecido por concursos e outras iniciativas, destacando-se o lugar de finalista do Prémio de Composição Luciano Berio da Accademia Nazionale di Santa Cecilia, a colocação na shortlist do Lumen Prize e a seleção para o ENOA workshop com Luca Francesconi e a Orquestra Gulbenkian, em 2023; a conquista das bolsas Johannes Brahms Stiftung e Hochschule für Musik und Theater Hamburg, em 2022; a vitória nos concursos “City to City” da UNESCO (ZKM — Karlsruhe, Braga Media Arts) e “tubo de ensaio 02” (Arte no Tempo, ensemble neoN, ensemble ars ad hoc), em 2020; a vitória nos “Laboratórios de Verão” da gnration, uma menção honrosa no MA/IN Festival e a seleção para o Festival ManiFeste (IRCAM | Centre Pompidou) e a Bijloke Summer Academy (residência de criação de ópera da ENOA@ LOD Muziektheater), em 2019; o 2.º prémio no VI Concurso de Composição da Banda Sinfónica Portuguesa, em 2018; o 1.º prémio no NanoMúsicos Eletroacústicos do Festival DME e a escolha enquanto “melhor peça do género War Movie” no Film Music Competition da Associazione Ravel (2016).
Desde que foi Compositora em Residência na Orquestra Sinfónica de Sydney, em 2005 e 2006, Liza Lim tem recebido inúmeras encomendas de muitas das orquestras e ensembles mais prestigiados do mundo, e a sua música é interpretada em importantes salas e festivais. Foi nomeada “Compositor(a) do Ano” no Opus Klassik 2024 (Alemanha), e premiada com a 12.ª edição da Encomenda Roche para compor para o Festival de Lucerna de 2026. Entre múltiplas distinções que reconhecem a sua brilhante carreira e a vitalidade da sua obra – começando desde logo pela condecoração real como Membro da Ordem da Austrália (AM) —, destacam-se o Australia Council’s Don Banks Award (2018), o Happy New Ears Prize da Hans and Gertrud Zender Foundation (2021) e o APRA AMCOS National Luminary Award 2022. Foi DAAD Artist-in-Berlin em 2007-08 e Compositora em Residência no Wissenschaftskolleg zu Berlin em 2021- 22. Membro fundador da Academy of the Arts of the World em Colónia (2012-2016), foi também nomeada como membro da Academia das Artes de Berlim em 2022. Liza Lim é Professora de Composição e ocupa a Sculthorpe Chair of Australian Music no Conservatório de Sydney. É a primeira música premiada com o Australian Research Council Laureate Fellowship, para liderar um programa de cinco anos (2025- 29) destinado a encorajar o compromisso com a emergência climática e temas sociais através da música. Está ligada também a iniciativas do programa de igualdade de género do Conservatório de Sydney, “Composing Women”, que tem alcançado grande impacto na música australiana. Orienta masterclasses de composição um pouco por todo o mundo.
Liza Lim reinventa continuamente a sua linguagem e prática musical através de uma obra que se estende dos solos intimistas e colaborativos às obras orquestrais, tendo ainda escrito cinco óperas.
A sua discografia abrange 40 CD, incluindo 10 álbuns monográficos, vários deles incluídos nas listas de Gravações do Ano da revista The New Yorker. Liza Lim estudou no Victorian College of the Arts (bacharelato), Universidade de Melbourne (mestrado) e Universidade de Queensland (doutoramento). Fez ainda uma pós-graduação com Ton de Leeuw no Conservatório Sweelinck de Amesterdão, em 1987. Outros dos seus professores e mentores foram Rosalind McMillan, Richard David Hames, Riccardo Formosa, Philip Bračanin, Brian Ferneyhough, Malcolm Gilles e Eric Clarke.