Ricardo Toscano 4teto toca Sassetti
O saxofonista Ricardo Toscano tem vindo a afirmar-se como um dos grandes nomes da nova geração de instrumentistas de jazz portugueses, fazendo-se rodear no seu quarteto de músicos de alto calibre. A formação toca junta há 10 anos, dentro de uma abordagem tradicional ao jazz que não descura a curiosidade e o experimentalismo. O concerto desta noite, estreado em 2018, é uma homenagem ao legado musical de Bernardo Sassetti, uma resposta artística ao vazio deixado pelo seu desaparecimento prematuro.
Ver e Ouvir
BIOGRAFIA
SAXOFONE
A subida de Ricardo Toscano ao primeiro patamar do jazz nacional foi rápida, mas apenas porque o seu invulgar talento e a sua forte personalidade musical marcaram esse ritmo muito naturalmente quando era ainda muito jovem. Na verdade, Toscano tem feito o seu percurso com tempo: se foi em 2011 que ganhou o Prémio Jovens Músicos, só em 2018 lançou o seu disco de estreia, “Ricardo Toscano 4tet”, com o grupo que formou em 2013. Esse álbum foi considerado o mais importante do ano em Portugal, levando depois o músico às principais salas do País, como a Casa da Música, o Centro Cultural de Belém ou o Tivoli BBVA, bem como aos festivais de topo na área do jazz e não só, como foi o caso do NOS ALIVE. Pelo caminho foi chamando a atenção dos melómanos internacionais e de jazzmen de outros países, o que levou a que fizesse uma digressão com figuras como Ali Jackson (Wynton Marsalis, Joshua Redman) e Géraud Portal (Ari Hoenig, Gary Bartz). Podemos ouvir uma clara influência da herança afro-americana dos mestres do alto na sua música como a expressividade e romance de Johnny Hodges, a agilidade de Charlie Parker, o som destemido de Jackie McLean.
Em 2022 lançou o segundo disco “Chasing Contradictions”. Esse álbum foi considerado um dos álbuns do ano pela crítica e também foi reconhecido pelos Prémios Play como o melhor álbum do ano.
PIANO
João Pedro Coelho, nascido em 1993, começou a tocar piano aos 7 anos e com 18 acaba o curso de piano no conservatório com 18 valores. Depois de se interessar pelo jazz aquando de um workshop no CCB ingressa na Licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada. Durante esse período, estuda com Filipe Melo e João Paulo Esteves da Silva. Conquistou o 2º lugar ex-aequo no Prémio Jovens Músicos 2013, em duo com Gonçalo Neto. Depois disso, em 2013, muda-se para Amesterdão onde se licencia de novo, desta feita, no Conservatorium van Amsterdam. Regressa a Lisboa em 2016 para se estabelecer como músico de presença assídua nos sítios de jazz mais emblemáticos da cidade, onde toca regularmente, como o “Palheta”, “Bom, Mau e o Vilão”, Titanic sur Mer ou o Hot Clube de Portugal. Foi também solista convidado com a Orquestra de Jazz de Matosinhos em Março de 2019.
Integra grupos importantes da cena jazzística do país como o quarteto de Ricardo Toscano, com quem gravou e esgotou salas como a Culturgest ou o CCB, o Trio de Jazz de Loulé (que recebeu convidados como Mário Laginha, Julian Arguelles, Perico Sambeat ou Mônica Salmaso) ‘Canções de Ilha Deserta’ com Marta Garrett, Pedro Moreira Quinteto e o Sexteto do Hot Clube. Nos últimos anos colaborou e partilhou o palco com músicos e grupos importantes do panorama actual como Nelson Cascais, Teresinha Landeiro, Rick Margitza, Bruno Pernadas, Guinga, André Fernandes, Afonso Pais, entre outros.
CONTRABAIXO
Romeu Tristão é um dos músicos mais ativos da cena jazzística portuguesa. Membro do Quarteto/ Trio do Ricardo Toscano, do Sexteto do Hot Clube de Portugal e de The Peace Of Wild Things. Recentemente, constituiu o seu próprio trio, com o qual toca semanalmente no Távola Jazz Bar.
Tem também contribuído para a cena local como anfitrião de várias Jam Sessions, entre as quais se destacam a do Bom, o Mau e o Vilão, do Café Tati e do Távola Jazz Bar, para além de uma presença assídua na Jam Session do Hot Clube de Portugal.
No circuito internacional, trabalhou com grupos como Aaron Goldberg Trio, Kevin Hays Trio, Fred Nardin Trio, Gadi Lehavi Trio, Daniel Torres “First Statement” e El Camino de José Carra. É também um dos membros da banda ibérica The Wild Bunch, com quem esteve em digressão em várias ocasiões, e da banda Bill Shakespeare’s Romeo and Joaoliet.
BATERIA
Nascido em Lisboa, João é músico, compositor e performer presente numa miríade de estilos e contextos criativos.
O seu percurso académico passou pelo Conservatório Metropolitano de Musica de Lisboa, Conservatório Nacional, Escola do Hot Clube de Portugal, Escola Superior de Música de Lisboa e Conservatoire National de Musique et de Danse de Paris.
Trabalhou com artistas como Mário Laginha, Maria João, Jacob Sacks, Sara Serpa, Bill McHenry, Norma Winstone, Tonan Quito, Masa Kamaguchi, Mike Gibbs, John O’Gallagher, Enrique Oliver ou Miguel Moreira, e colabora intensivamente com André Fernandes, André Matos, Ricardo Toscano, Norberto Lobo, Gonçalo Marques, Filipe Melo, Paula Diogo, Alex Cassal, e em bandas como ¡GOLPE!, Pororó, Peachfuzz e Practically Married.
É membro fundador da editora, promotora e colectivo Robalo Music e programador do jazz às quintas no Café Dias.
CICLO
PREPARE A SUA VISITA
Constrangimentos no acesso ao parque de estacionamento Casa da Música a partir de 12 de fevereiro devido às obras do Metrobus. Consulte mais informações aqui.
O espetáculo começa impreterivelmente à hora marcada. As portas das salas abrem ao público 30 minutos antes. Uma vez iniciado o espetáculo, não será permitida a entrada na sala, exceto no intervalo ou em eventos cujo programa o permita, de acordo com a indicação dos assistentes de sala.
A Casa da Música está localizada na Avenida da Boavista, 604-610, 4149-071 Porto
Coordenadas: 41.158400, -8631000 +41º 9′ 30.24”, -8º 37′ 51.60”
Poderá chegar utilizando os seguintes meios:
METRO (Linhas A, B, C, E e F)
STCP Carris 201, 202, 203, 204, 208, 209, 303, 402, 501, 502, 503, 504, 507, 601, 803, 902, 903
BICICLETAS Poderá utilizar a recente rede de ciclovias do centro da cidade e deixar a sua bicicleta nos diversos suportes de que dispomos para o efeito.
A Casa da Música dispõe de estacionamento pago com 644 lugares, equipado com via verde e aberto 24 horas.
Edifício, Bilheteira e Loja – Abertos diariamente das 09:30 às 18:00. Em dias de espetáculo, o edifício permanece aberto até ao final do mesmo e a bilheteira e a loja até meia hora após o seu início.
Bengaleiro – A Casa da Música dispõe de um serviço gratuito de bengaleiro, disponível em todos os dias de espetáculo.
Café – Aberto diariamente das 09:00 às 20:00. Em dias de concerto, o horário prolonga-se até ao final do mesmo.
Loja – Enquanto aguarda pelo início do espetáculo, ou durante o intervalo, aproveite para visitar a nossa loja, onde encontrará publicações, CD’s e outros artigos.
Se é a primeira vez que nos visita, poderá considerar úteis as respostas que damos abaixo a algumas perguntas frequentes.
Preciso de imprimir os bilhetes comprados online?
Não. Após efetuar uma compra no nosso website, receberá um e-mail com os seus bilhetes em anexo, que poderá imprimir ou apresentar à entrada da sala.
Aquisição de bilhetes com desconto.
Para os portadores de bilhetes com desconto, torna-se obrigatória a apresentação de documentos comprovativos à entrada da sala. A sua não apresentação poderá inibir o acesso ao espetáculo.
Posso tirar fotografias ou filmar o concerto?
Não. Poderá tirar fotografias sem flash dentro da sala apenas até ao início do concerto, após o que não são permitidos quaisquer registos de som ou imagem.
Posso sair e voltar a entrar durante um concerto?
Sim. Se tiver a necessidade de sair da sala durante o concerto, apenas poderá voltar a entrar com indicação dos assistentes de sala, entre andamentos ou no final de uma obra. Eventualmente poderá ter de ocupar um lugar que não corresponde ao do seu bilhete.
Posso usar o meu telemóvel ou tablet durante um concerto?
Não. O uso de telemóveis ou tablets dentro da sala (mesmo em modo silencioso) é um elemento altamente perturbador da concentração do público e dos músicos.
Não consigo ir a um concerto, posso trocar o meu bilhete?
Não é possível a troca ou devolução de bilhetes, agradecemos por isso a verificação dos bilhetes no ato da compra.
INFORMAÇÕES GERAIS
Este bilhete também dá acesso ao Cine-Concerto com Filipe Raposo no mesmo dia na Casa das Artes no Porto, às 18h00
DESCONTOS
Cartão Amigo 25%
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
Maiores de 6 anos
PROMOTOR
Casa Bernardo Sassetti Associação Cultural