OS CARMINA BURANA
Uma viagem à Idade Média conduz este concerto. A tradição trovadoresca germânica, entre o amor cortês e o amor carnal, inspirou o argumento de Tannhäuser. Baseado numa figura real, Wagner criou uma ópera de grande envergadura que representa o medievalismo romântico. Harrison Birtwistle trabalhou três obras de Machaut, poeta e compositor do Ars Nova, numa revisitação modernista. O racionalismo matemático da Idade Média francesa refeito no final do século XX. Wagner e Birtwistle preparam os ouvidos do público para uma obra controversa da História da Música, Os Carmina Burana, baseados num manuscrito medieval germânico. Alguns poemas estão escritos em latim e abordam práticas condenadas pela Ordem de São Bento. Contudo, os pergaminhos foram encontrados num mosteiro. Os textos e as iluminuras forneceram elementos para o alemão Carl Orff escrever uma cantata de grande poder coral e orquestral, que contrastou com as correntes modernistas que o poder nazi perseguiu, e que irá juntar em palco três dos agrupamentos residentes da Casa da Música.
PROGRAMA
Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música
Coro Casa da Música
Ensemble Vocal Pro Musica
Coro Infantil Casa da Música
Stefan Blunier direção musical
Alina Wunderlin soprano
Paul Schweinester tenor
Joachim Goltz barítono
Richard Wagner Abertura de Tannhaüser
Harrison Birtwistle Machaut à ma manière
–
Carl Orff Os Carmina Burana
CICLO
À Volta do Barroco
Programa de Sala
apoio
PREPARE A SUA VISITA
O espetáculo começa impreterivelmente à hora marcada. As portas das salas abrem ao público 30 minutos antes. Uma vez iniciado o espetáculo, não será permitida a entrada na sala, exceto no intervalo ou em eventos cujo programa o permita, de acordo com a indicação dos assistentes de sala.
A Casa da Música está localizada na Avenida da Boavista, 604-610, 4149-071 Porto
Coordenadas: 41.158400, -8631000 +41º 9′ 30.24”, -8º 37′ 51.60”
Poderá chegar utilizando os seguintes meios:
METRO (Linhas A, B, C, E e F)
STCP Carris 201, 202, 203, 204, 208, 209, 303, 402, 501, 502, 503, 504, 507, 601, 803, 902, 903
BICICLETAS Poderá utilizar a recente rede de ciclovias do centro da cidade e deixar a sua bicicleta nos diversos suportes de que dispomos para o efeito.
A Casa da Música dispõe de estacionamento pago com 644 lugares, equipado com via verde e aberto 24 horas.
Edifício, Bilheteira e Loja – Abertos diariamente das 09:30 às 18:00. Em dias de espetáculo, o edifício permanece aberto até ao final do mesmo e a bilheteira e a loja até meia hora após o seu início.
Bengaleiro – A Casa da Música dispõe de um serviço gratuito de bengaleiro, disponível em todos os dias de espetáculo.
Café – Aberto diariamente das 09:00 às 20:00. Em dias de concerto, o horário prolonga-se até ao final do mesmo.
Loja – Enquanto aguarda pelo início do espetáculo, ou durante o intervalo, aproveite para visitar a nossa loja, onde encontrará publicações, CD’s e outros artigos.
Se é a primeira vez que nos visita, poderá considerar úteis as respostas que damos abaixo a algumas perguntas frequentes.
Preciso de imprimir os bilhetes comprados online?
Não. Após efetuar uma compra no nosso website, receberá um e-mail com os seus bilhetes em anexo, que poderá imprimir ou apresentar à entrada da sala.
Aquisição de bilhetes com desconto.
Para os portadores de bilhetes com desconto, torna-se obrigatória a apresentação de documentos comprovativos à entrada da sala. A sua não apresentação poderá inibir o acesso ao espetáculo.
Posso tirar fotografias ou filmar o concerto?
Não. Poderá tirar fotografias sem flash dentro da sala apenas até ao início do concerto, após o que não são permitidos quaisquer registos de som ou imagem.
Posso sair e voltar a entrar durante um concerto?
Sim. Se tiver a necessidade de sair da sala durante o concerto, apenas poderá voltar a entrar com indicação dos assistentes de sala, entre andamentos ou no final de uma obra. Eventualmente poderá ter de ocupar um lugar que não corresponde ao do seu bilhete.
Posso usar o meu telemóvel ou tablet durante um concerto?
Não. O uso de telemóveis ou tablets dentro da sala (mesmo em modo silencioso) é um elemento altamente perturbador da concentração do público e dos músicos.
Não consigo ir a um concerto, posso trocar o meu bilhete?
Não é possível a troca ou devolução de bilhetes, agradecemos por isso a verificação dos bilhetes no ato da compra.
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
Maiores de 6 anos