Concerto à memória de um anjo | 18 out 2025
Há 25 anos, a orquestra da Casa da Música chamava-se Orquestra Nacional do Porto e ascendia à dimensão sinfónica. A celebração desse crescimento começa com este concerto dedicado à Segunda Escola de Viena, nada menos do que a vanguarda musical produzida na cidade durante a primeira metade do século XX. Dirigida pelo seu maestro titular, a orquestra acompanha o versátil violinista Benjamin Schmid, ele próprio vienense e um dos mais destacados intérpretes da música deste contexto. Toca o Concerto para violino “À memória de um anjo”, a última e a mais famosa peça de Alban Berg, na qual o compositor ensaia uma reconciliação entre técnicas opostas (o serialismo e o tonalismo). Do programa fazem também parte o Noturno para cordas e harpa de Arnold Schoenberg e a Sinfonia n.º 4 de Franz Schmidt, exemplos maiores da sensibilidade luxuriante do Expressionismo vienense.
+ info: https://casadamusica.com/event/concerto-a-memoria-de-um-anjo/?selected_session=30829