À Volta do Barroco
À Volta do Barroco celebra a mútua iluminação entre as músicas de tempos históricos separados por séculos. O concerto de abertura do ciclo centra-se na música coral religiosa alemã e fomenta o diálogo da música setecentista, representada pelo sublime Heinrich Schütz, com a modernidade de Totentanz, obra para declamador e coro escrita por Hugo Distler durante a noite nazi. Sendo o “concerto” uma invenção do Barroco, o Ciclo Grandes Concertos Virtuosos terá aqui um ponto alto, em que o Barroco e o Clássico se cruzam com o contemporâneo pelas mãos dos brilhantes Fabio Biondi e Ilya Gringolts, na excelente companhia da Orquestra Barroca e do Remix Ensemble. O princípio concertante do Classicismo mozartiano, com suas ressonâncias italianas, domina as apresentações de Fabio Biondi, uma referência na abordagem a esse repertório. O supervirtuoso concerto para violino de György Ligeti, compositor cujo centenário de nascimento é assinalado em 2023, faz sobressair o enorme carisma de Ilya Gringolts, A viagem no tempo termina com elaborações românticas e contemporâneas sobre a Idade Média, protagonizadas por Orquestra Sinfónica, Coro e Coro Infantil Casa da Música. Em Tannhäuser, Wagner recria um clima medieval germânico de trovadores e damas, saturado pela sensualidade tanto como pela religiosidade. A reescrita de motetos do Ars Nova por Harrison Birtwistle, no magnífico Machaut à ma manière, prepara a segunda parte do concerto. À atenção dos amantes de música mais trepidante, para o fim ficam, pela primeira vez na agenda da Casa da Música, os consagrados Carmina Burana de Carl Orff.