PETER EÖTVÖS

Morreu Peter Eötvös, um dos nomes maiores da música do nosso tempo.

Artista em associação na Casa da Música, em 2014, Peter Eötvös honrou-nos com a sua presença e colaboração, por diversas vezes, não só como compositor, mas também para dirigir os agrupamentos residentes, como o próprio refere nestas suas declarações.

Foi no Porto, numa vinda à Casa da Música em tempo de pandemia, que Eötvös compôs Fermatapara 15 músicos, obra que o Remix Ensemble apresentou, em estreia nacional, na abertura da Temporada 2024.

Para 18 de maio próximo, estava previsto o seu regresso, a propósito da estreia em Portugal do seu Concerto para harpa, obra resultante de uma encomenda da Casa da Música em associação com outras instituições internacionais.

António Jorge Pacheco, director artístico da Casa da Música, presta a sua homenagem ao compositor e maestro húngaro:

“Deixou-nos uma das maiores personalidades da música das últimas décadas. A Casa da Música, os seus músicos e o seu público, tiveram o extraordinário privilégio de fazer parte da sua vida de criador e de maestro inultrapassável por uma rara combinação de humanidade e mestria. Peter Eötvös favoreceu-nos com a sua amizade e com o seu bem mais precioso: o tempo. Temos a sua música, honra lhe façamos. Saudade e gratidão a Peter Eötvös!”