Partitura – Janeiro 2024
Caro leitor,
É com o maior prazer que a Casa da Música lhe apresenta o Partitura, um jornal de periodicidade mensal concebido para ser o seu roteiro musical ao longo de 2024.
Quisemos com esta nova publicação abrir um canal de comunicação diferenciado, que nos permita chegar a públicos mais diversificados, bem informados e exigentes, com plena consciência da nossa responsabilidade mediadora, educativa e social.
Nesse sentido, também o desenho do Partitura reflete um propósito de aproximação entre a Casa da Música e o público. A estratégia visual para 2024, como se perceberá com o decorrer dos meses, inspirou-se nas casas portuguesas, de norte a sul e de este a oeste, interpretadas de forma contemporânea, minimal e gráfica.
Nas páginas desta primeira edição encontra plasmada a programação de janeiro, com destaque para a narrativa que anuncia e projeta o País Tema da Temporada, Portugal 2024 – À Nossa!, e outros conteúdos que visam enriquecer o seu conhecimento da Casa e do que nela pode ver e ouvir.
É esse, por exemplo, o propósito da conversa entre o diretor artístico, António Jorge Pacheco, e o maestro alemão Peter Rundel, titular do Remix Ensemble, sobre a personalidade e o génio musical de Emmanuel Nunes, um dos grandes embaixadores da cultura portuguesa.
Outro exemplo é a rubrica A Solo, onde a cada mês um músico que nos visita se apresenta em tom informal, relacionando a música com diferentes aspetos da sua vida. Neste caso, a escolha recaiu em António Areal, jovem pianista que protagoniza o recital de abertura do Ciclo Piano 2024. Dentro deste olhar prospetivo sobre a música portuguesa encaixa-se também uma página dedicada a Future, um híbrido entre festival e concurso que desafia bandas e grupos de escolas de música a mostrarem o que valem nas áreas do jazz e do rock.
Por aqui pode ainda descobrir o artigo da Loja em destaque para o mês de janeiro e inteirar-se de informações gerais sobre a Casa da Música.
Desejamos-lhe uma boa e inspiradora leitura e fazemos votos de que nos acompanhe em 2024. Bom ano!