Artistas em Residência 2024

Em 2024, a Casa da Música acolhe como artistas residentes quatro músicos portugueses, num espectro de competências que abrange as áreas de composição, interpretação e direção.

Depois de ter sido o primeiro Jovem Compositor em Residência na Casa da Música, em 2007, Vasco Mendonça assume agora o papel de Compositor em Residência principal. Dele ouviremos peças de “repertório” e estreias mundiais que evidenciarão as razões de um reconhecimento internacional notável. 

Por seu turno, a Sara Ross cabe a responsabilidade de inscrever a sua assinatura no lugar de Jovem Compositora em Residência.

O apoio aos jovens talentos nacionais, nos vários géneros musicais, continua no centro da nossa missão. Entre aqueles que são hoje muito mais do que “jovens promessas”, destacamos e distinguimos Nuno Coelho com o título, inédito na Casa, de Maestro Associado da Orquestra Sinfónica. 

João Barradas é um dos solistas portugueses mais internacionais e versáteis da atualidade. A ele cabe a figura de Artista em Residência, explorando as porosidades entre música popular e música erudita com o virtuosismo e a inteligência musical do seu acordeão.

VASCO MENDONÇA

COMPOSITOR EM RESIDÊNCIA

Um longo caminho já foi percorrido por Vasco Mendonça desde o ano 2007, em que foi o primeiro Jovem Compositor em Residência na Casa da Música. A sua música ganhou uma larga projeção internacional, sendo hoje tocada por agrupamentos como o Asko|Schönberg Ensemble, o Nieuw Ensemble, o Axiom Ensemble ou o International Contemporary Ensemble (ICE), além de formações nacionais como a Orquestra Gulbenkian, o Drumming GP ou os agrupamentos da Casa da Música.

SARA ROSS

JOVEM COMPOSITORA EM RESIDÊNCIA

Natural dos Açores e atualmente a residir em Lisboa, Sara Ross tem uma atividade composicional eclética, onde se inclui ópera, música orquestral, coral, de câmara, eletrónica, canções, assim como música para teatro e dança, com obras apresentadas nacional e internacionalmente (Alemanha, Reino Unido, Itália, EUA, México e Cuba).

NUNO COELHO

MAESTRO EM ASSOCIAÇÃO

Após vencer o Concurso Internacional de Direção de Orquestra de Cadaqués, em 2017, Nuno Coelho começou a trabalhar regularmente com orquestras internacionais como a Orquestra Real de Liverpool, a Filarmónica da BBC, a Sinfónica de Castela e Leão, a Orquestra do Teatro Regio de Turim, a Sinfónica de Hamburgo, a Orquestra Beethoven de Bona, a Orquestra Real do Concertgebouw, as Filármonicas de Tampere, St. Gallen, Helsínquia, Dresden, Luxemburgo e Estrasburgo, as Sinfónicas de Antuérpia e Malmö, a Orquestra da Ópera de Hanôver e a Orquestra Nacional de Lille.

JOÃO BARRADAS

ARTISTA EM RESIDÊNCIA · ACORDEÃO

João Barradas é um dos mais conceituados e amplamente reconhecidos acordeonistas europeus da atualidade, movendo-se entre a música clássica, o jazz e a música improvisada.