Prisca Stalmarski

Prisca Stalmarski

Violino

Natural de Roma, Prisca Stalmarski (1980) estudou violino no Conservatório de Santa Cecília, Roma, com Beatrice Antonioni e Yvonne Ekman, concluindo o Bacharelato em 2001. A paixão pela interpretação historicamente informada levou­‑a a participar na Académie de Saintes, atuando na Jeune Orchestre Atlantique sob a direção de Philippe Herreweghe e Christophe Coin. Concluiu o Bacharelato e o Mestrado em violino barroco no Koninklijk Conservatorium (Haia), onde estudou com Enrico Gatti. Integra desde 2009 a Orquestra Barroca Casa da Música e vive atualmente em Berlim. É membro do Gaechinger Kantorei e Il Gusto Barocco, apresentando­‑se regularmente por toda a Europa, Estados Unidos da América, América do Sul, Rússia e China. Colabora com diversas orquestras e ensembles, como as Lautten Compagney, Aris et Aulis, I Cavalieri del Cornetto, Ricercare Antico, I Fedeli, sob a direção de Hans Christoph Rademann, Jörg Halubek, Josué Meléndez, Elizabeth Wallfisch, Andrea Inghisciano, Laurence Cummings, Rinaldo Alessandrini, Andreas Staier, Dmitry Sinkovsky, Riccardo Minasi, Ton Koopman, entre outros. Muito requisita para tocar em orquestra ou em música de câmara, Prisca já gravou para as editoras Harmonia Mundi, Brilliant Classic, CPO.

2019

Prisca Stalmarski
Prisca Stalmarski

Miriam Macaia

Miriam Macaia

Violino

Miriam Macaia nasceu em Tomar, no seio de uma família africana com forte tradição musical. Começou a estudar música aos 5 anos, e após concluir os seus estudos em violino moderno no Conservatório de Música do Porto com Suzanna Lidegran, estudou Violino Barroco na classe de Amandine Beyer na Escola Superior de Música do Porto. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e teve o privilégio de trabalhar com músicos notáveis tais como Chiara Banchini, Amandine Beyer, Bojan Čičić, Christophe Coin, Harry Christophers, Huw Daniel, Enrico Onofri, Christina Pluhar, Rachel Podger, Christophe Rousset, Andreas Staier e Laurence Cummings.

Tem desenvolvido uma sólida carreira como instrumentista de Orquestra por toda a Europa tendo já gravado para a Pan Classics, Dynamic, Harmonia Mundi, bem como Rádios emissoras Europeias e canais televisivos.

Miriam tem colaborado com vários agrupamentos tais como Ensemble Barroco de Limoge, The Sixteen, Orquestra Barroca Divino Sospiro, Músicos do Tejo, Orquestra Barroca da União Europeia e Ludovice Ensemble. Desde 2008 que é membro da Orquestra Barroca da Casa da Música.

Imagem Indisponível

César Nogueira

César Nogueira

Violino

César Nogueira é membro da Orquestra Barroca Casa da Música desde 2009. A estreita relação com esta orquestra, não só permitiu observar de perto o trabalho de grandes Solistas, como Alina Ibragimova, Enrico Onofri, Andreas Staier, Riccardo Minasi, Fabio Biondi, Dmitri Sinkovsky, Rachel Podger, como deu também a possibilidade de trabalhar com prestigiantes maestros, dos quais se destacam Laurence Cummings, Christophe Rousset, Rinaldo Alessandrini, Masaaki Suzuki, Andrew Parrott, Paul Hillier, Harry Christophers, Hervé Niquet, entre muitos outros. No seu percurso profissional teve a oportunidade de colaborar como músico convidado em diversas orquestras e grupos, dos quais se destacam Remix Ensemble, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Ludovice Ensemble, Concerto Campestre, Alma Mater, Orquestra Gulbenkian e Divino Sospiro, tendo trabalhado com Peter Rundel, Heinz Holliger, Pedro Neves, Miguel Jalôto, Evgeny Bushkov, Michael Zilm, Emilio Pomàrico, Massimo Mazzeo, entre muitos outros.

Em 2014 e no ano seguinte, foi selecionado para participar na Remix Summer Academy, curso vocacionado à música contemporânea.

No âmbito da música antiga, participou em Masterclasses com Enrico Onofri (San Leo), Ryo Terakado e Susanne Scholz (Urbino), e Enrico Gatti (Casa de Mateus). Em 2020 foi convidado a participar na Ensemble Academie, promovida pela Freiburg Barockorchester, tendo estudado com os professores Gottfried von der Goltz e Petra Müllejans.

Em 2019 foi selecionado a tocar a solo no projeto “La Primavera de La Risonanza”, podendo colaborar com Fabio Bonizzoni e John Holloway em Milão.

Gravou para a Naxos e Harmonia Mundi com os grupos Concerto Campestre e Orquestra Barroca Casa da Música.

César Nogueira é natural de Coimbra, estudou na Universidade de Aveiro, tendo terminado em 2010 a Licenciatura profissionalizada em Ensino de Música. Começou no mesmo ano o Mestrado em Música na Academia Nacional Superior de Orquestra. Estudou com Clara Ramos, Zóltan Santa e Aníbal Lima. Desde 2018 frequenta o Mestrado em Performance, vertente de música antiga, na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do Professor Benjamin Chénier.

Além da sua atividade como músico profissional, é professor de violino e música de câmara na Escola Profissional da Metropolitana.

César Nogueira
César Nogueira

Cecília Falcão Coutinho

Cecília Falcão Coutinho

Violino

Cecília Falcão, natural do Porto, é licenciada em Violino pela ESMAE – Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, onde estudou com Zófia Woicicka e Marta Eufrázio. Foi também aluna de Anna Kratochvilova e de Gerardo Ribeiro na Northwestern University em Chicago. Fez masterclasses de Violino Barroco e Música de Câmara tendo trabalhado com Richard Gwilt, Rainer Zipperling, Ketil Haugsand e Ana Mafalda Castro.

É violinista efetivo da Orquestra Barroca Casa da Música desde a sua fundação em 2006. Para além do trabalho regular com o maestro titular Laurence Cummings, apresentou-se sob a direção de Rinaldo Alessandrini, Harry Christophers, Antonio Florio, Paul Hillier, Paul McCreesh, Hervé Niquet, Andrew Parrott, , Christophe Rousset, e Masaaki Suzuki. Trabalhou com prestigiados solistas como Andreas Staier, Ilya Gringolts, Dmitri Sinkovsky, Rachel Podger, Amandine Beyer, Alina Ibragimova, Riccardo Minasi, Andreas Scholl e Fabio Biondi. Realizou concertos e tournés em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Áustria e China. Gravou para a editora Harmonia Mundi com a Orquestra Barroca Casa da Música e Andreas Staier,  programa que foi apresentado ao vivo na Konzerthaus de Viena.

Colaborou também, como músico convidado, com a Orquestra Nacional do Porto, Orquestra do Norte, Orquestra das Beiras, Camerata Senza Misura, Remix Ensemble e Remix Orquestra.

É, desde 2011, professora de Violino no Conservatório de Música do Porto.

Cecília Falcão Coutinho
Cecília Falcão Coutinho

Bárbara Barros

Bárbara Barros

Violino

Bárbara Barros estudou violino com Diana Cummings enquanto estudante de Bacharelato no Trinity College of Music, em Londres. Fez uma pós-graduação em violino barroco, com distinção e sob a orientação de Richard Gwilt, na mesma instituição, onde foi premiada com as bolsas TCM Scholarship e English Concert Junior Fellowship.

É membro da Orquestra Barroca Casa da Música e dos agrupamentos Solamente Naturali (Bratislava), Affinita Ensemble e Harmony of Nations Orchestra. Foi membro da Orquestra Barroca da União Europeia em 2004 e 2006, e tocou com agrupamentos como Florilegium, International Baroque Players, Devon Baroque, Bach Consort Wien e Wiener Akademie. Trabalhou com alguns dos maiores especialistas em música barroca, tais como Andrew Manze, Enrico Onofri, Tom Koopman, Christophe Coin, Ashley Solomon, Riccardo Minasi, Konrad Junghänel, Lars Ulrik Mortensen e Alfredo Bernardini.

É professora de violino na British International School of Bratislava e, fora do âmbito da música clássica, faz parte dos agrupamentos Slniečko alebo Punto & rybacé hlavy e FanoSuite.

Imagem Indisponível

Ariana Dantas

Ariana Dantas

Violino

Nascida em Viana do Castelo, em 1978, numa família de diversificados artistas e de pai músico, iniciou os seus estudos musicais e de violino na Academia de Música dessa cidade.

Em 1995 ingressou na ARTAVE, onde estudou violino com Anna Kratochvilova, (aluna de discípulo direto de O. Sevcik), Música de Câmara com Alberto Gaio Lima, piano com Marian Pivka e Natália Pikoul, tendo trabalhado em orquestra com maestros como Ernst Schelle, Marc Schuster, Emílio de César, Borges Coelho, entre outros.

Em 2004 termina, com mérito, a Licenciatura em Violino na ESMAE – Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, onde estudou violino com Radu Ungureano, Música de Câmara com Riszard Woycicky, Direção Coral com Bárbara Franckie e Orquestra com Yuri Nasuschkin, entre outros, participando em masterclasses de violino com Gerardo Ribeiro, Farouk Sigovich, Richard Gwilt, entre outros.

Em 1997 tornou-se aluna de direção de orquestra do maestro alemão Ernst Schelle. Aos 19 anos dirigiu o seu primeiro concerto sinfónico, em França, com a Orquestra Aidimos. Ao longo do seu percurso nesta área, realizou masterclasses com Christophe Millet, Marc Schuster, Alexander Polischuk, Dejan Savik, entre outros. Como maestrina, dirigiu a Orquestra Internacional AIDIMOS, a Orquestra Filarmónica de Sarajevo, a Orquestra do Algarve, a Orquestra Júnior EPMVC, entre outras, tendo realizado concertos em Portugal, França, Suíça e Bósnia Herzegovina, recebendo críticas elogiosas pelo seu trabalho artístico e interpretativo.

Como violinista profissional, trabalhou com a Orquestra Filarmónica de Sarajevo, Remix Ensemble, Remix Orquestra, Estúdio de Ópera da Casa da Música, Fam Ensemble, entre outros agrupamentos de música de câmara.

É membro fundador e efetivo da Orquestra Barroca da Casa da Música, trabalhando com Lawrence Cummings, Rinaldo Alessandrini, Alfredo Bernardini, Fábio Biondi, Richard Gwilt, Harry Christophers, Antonio Florio, Paul McCresh, Ricardo Minnasi, Andrew Parrot, Rachel Podger, Christophe Rousset, Andreas Staier, Masaaki Suzuki, Dmitri Sinkovsky, entre outros, tendo realizado concertos e tournées em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Áustria e China.

É, desde 2012, docente no Conservatório de Música do Porto.

A partir de 2015, iniciou o seu percurso académico em Relações Internacionais – Mestrado.

Em 2016 recebe o Prémio/ Diploma de Mérito pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

Em 2017 frequentou o 1.º Curso de Ingresso na Carreira Diplomática, na mesma Universidade, curso pioneiro em Portugal.

Em 2019, é convidada pela Presidência do Círculo de Cultura Musical do Porto e Juventude Musical Portuguesa do Porto a dinamizar e gerir as atividades artísticas e pedagógicas desta histórica associação.

No mesmo ano, Ariana Dantas cria a Opus3 – Ariana Dantas, Unipessoal, Lda, centrada no Porto, Empresa de Consultoria, Produção e Representação Artística.

Ariana Dantas
Ariana Dantas

Reyes Gallardo

Reyes Gallardo

Violino

Reyes Gallardo finalizou o curso superior de violino no Conservatório Superior de Música da Corunha, em 1995. No ano seguinte, com bolsas de estudo da Deputação da Corunha e da Fundação Pedro Barrié de la Maza, prosseguiu os estudos nos Países Baixos, finalizando a licenciatura em 2001, no Conservatório de Roterdão, com Misha Furman. Nesse mesmo ano, frequenta uma pós-graduação no Conservatório de Amesterdão com Kees Koelmans, com quem se iniciou em violino barroco. Entre 2008 e 2010, estudou viola de arco com Anabela Chaves.

É chefe de naipe da Orquestra Barroca Casa da Música, desde a sua criação, e membro fundador do Ensemble Darcos. Participa em diversas formações de música antiga tais como Les Musiciens du Prince, Ludovice Ensemble, Divino Sospiro ou Concerto Campestre, trabalhando assim com músicos como Enrico Onofri, Rinaldo Alessandrini e Fabio Biondi, entre outros. Em 2002, integrou a Orquestra do Algarve como chefe de naipe. Tocou com diversas orquestras sinfónicas, tais como a Sinfónica da Galiza, a Milano Clássica e a Filarmónica de Jovens de Roterdão.

Reyes Gallardo gravou para as editoras Odradek, Artway Records, Naxos, Harmonia Mundi, Numérica e Dynamic.

2021

Reyes Gallardo
Reyes Gallardo