Hugo Sousa

Hugo Sousa

Solista B

Biografia Indisponível

Imagem Indisponível

José Bernardo Silva

José Bernardo Silva

Solista A

José Bernardo Silva (Porto) é um dos trompistas portugueses mais destacados da atualidade. Estudou com Jonathan Luxton em Lisboa e com Ab Koster em Hamburgo. É solista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Apresentou-se em recitais a solo e de música de câmara e com orquestras em vários países.

Leciona na Universidade de Aveiro, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE) e na Escola Profissional de Música de Espinho. Orienta frequentemente masterclasses em Portugal e no estrangeiro e é convidado para integrar júris de concursos. Recebeu o 1.º Prémio no Concurso Internacional Farkas, organizado pela Sociedade Internacional de Trompas em Lahti, Finlândia, em 2002.

A sua discografia conta com vários trabalhos a solo, em música de câmara e como músico de orquestra. Os seus dois álbuns a solo, Canções Lunares e Solo, receberam excelentes críticas. Realizou a primeira gravação mundial da obra Jeanne d’Arc para trompa e orquestra de sopros de Alex Poelman (Molenaar).

Instrumentista de câmara muito ativo, atua com regularidade em duo com piano e em quarteto de trompas. É membro fundador do quarteto Trompas Lusas. Atua frequentemente em simpósios, congressos e encontros da Sociedade Internacional de Trompas, da Associação Espanhola dos Amantes da Trompa e da Associação Catalã de Trompistas. É Vice-Presidente da Sociedade Internacional de Trompas (IHS) e artista DürkHorns e Romera Brass.

2022

José Bernardo Silva
José Bernardo Silva

Hugo Carneiro

Hugo Carneiro

Solista B

Hugo Carneiro iniciou os estudos de trompa na ARTAVE, nas classes de Eddy Tauber, Bohdan Sebestik e Ivan Kucera, e prosseguiu-os na ESMAE, onde terminou a Licenciatura na classe de Bohdan Sebestik. Participou em masterclasses com Jindrich Petras, Adam Friederich, Radovan Vlatkovic, Javier Bonet e Stefan Dohr, entre outros.

Em 1996/97 foi 1.º Trompa da Orquestra do Norte. Como instrumentista, apresentou-se ainda com: Orquestra 93, Orquestra Portuguesa da Juventude, Sinfonieta (ESMAE), Orquestra das Beiras, Orquestra Clássica do Porto, Orquestra Sinfónica de Barcelona e Nacional da Catalunha (OBC), Filarmónica de Malta, entre outras. Tocou em Portugal, Brasil, Espanha, França e Macau. Integrou a Orquestra de Jovens do Mediterrâneo, com a qual realizou uma digressão por França, Líbano, Síria, Marrocos e Egipto. Frequentou uma masterclasse com Vicente Zarzo.

É Solista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música desde 2000 (então Orquestra Nacional do Porto). Apresentou-se como solista com a Orquestra Sinfonieta da ESMAE, a Orquestra ARTAVE, a Orquestra Clássica de Espinho e a Orquestra Nacional do Porto. Colabora frequentemente, como instrumentista convidado, com a Orquestra Barroca Casa da Música. Apresenta-se regularmente em música de câmara com os Solistas da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e também com os Solistas da Orquestra Barroca Casa da Música.

É laureado do Prémio Jovens Músicos, com o 3.º Prémio em Música de Câmara (Nível Médio e Nível Superior) e o 2.º Prémio enquanto Solista.

Lecionou na ARTAVE, no Centro de Cultura Musical e na ESMAE. É membro da International Horn Society.

2020

Hugo Carneiro
Hugo Carneiro

Eduard Tauber

Eduard Tauber

Solista A

Biografia Indisponível

Eduard Tauber
Eduard Tauber

Bohdan Sebestik

Bohdan Sebestik

Solista A

Nasceu na Checoslováquia, na cidade de Kromeriz. Iniciou o estudo da música pelo piano, ao qual se dedicou durante sete anos, seguindo-se depois o estudo de Trompete durante três anos. Em 1972 ingressou na Escola Secundária de Música de Kromeriz (Conservatórium) onde estudou Trompa, Percussão e Piano, assim como Direção de Orquestra, durante dois anos. Terminou o curso no Conservatório em 1978. Em 1976 representou a Checoslováquia como 1ª Trompa na Orquestra do Conservatório de Kromeriz, no Concurso mundial de Orquestras organizado por Herbert von Karajan em Berlim ocidental.

Entre 1978 e 1982 frequentou a Academia Janacék (Escola Superior) de Brno, onde fez o mestrado em trompa com Frantisek Solc.

Ganhou a competição da JAMU Brno. A partir de 1983 fez parte da Orquestra da Ópera de Brno, como 3º e 1º Trompa, passando em seguida para 1º Trompa da Filarmónica de Brno.

De Maio de 1988 a Agosto 1989 ganhou concurso internacional e tocou na Orquestra Nova Filarmonia Portuguesa. De 1989 a 1992 ganhou o concurso internacional para ingressão na Régie Cooperativa Sinfonia do Porto como 1º Trompa. Atualmente é solista A da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Entre 1992 a 1994 trabalhou como professor de Trompa na ARTAVE e na Escola Professional de Música de Viana do Castelo. Desde 1995 é professor de Trompa e AIKIDO na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto). É regularmente convidado para lecionar cursos de aperfeiçoamento em Portugal e no estrangeiro.

2013

Bohdan Sebestik
Bohdan Sebestik

Nuno Vaz

Nuno Vaz

Chefe de Naipe

Nuno Vaz foi Solista A e Chefe de Naipe da Orquestra Metropolitana de Lisboa, entre 2008 e 2016, e desde 2011 é membro do Remix Ensemble Casa da Música.

Como artista convidado, tem-se apresentado com a Sinfónica do Porto Casa da Música, a Sinfónica MusicAeterna de Perm (Rússia), a Filarmónica de Hamburgo, a Sinfonietta de Lisboa, a Orquestra Gulbenkian e a Orquestra Clássica do Sul, sob a batuta e ao lado de grandes nomes do panorama musical mundial, em países como Portugal, Espanha, Brasil, França, Inglaterra, República Checa, Suíça, Áustria, África do Sul, Bélgica, Cabo Verde, Luxemburgo, Holanda, China, Itália, Alemanha e Turquia.

Nuno Vaz gravou para a RTP, a RDP, a RV e a Antena 3 e com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Da Weasel, Rui Veloso, Tito Paris, Katia Guerreiro, Ala dos Namorados, The Gift, Let the Jamroll, a Orquestra Sinfonietta de Lisboa e a Banda Filarmónica Vizelense. Apresentou-se a solo com a Banda Filarmónica Vizelense, a Orquestra de Sopros da Sociedade Filarmónica Vizelense, a Orquestra do Algarve, a Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Gulbenkian, interpretando obras de Mozart, Haydn, R. Strauss e Britten.

É membro fundador do quarteto de trompas ART4ORN, do Quinteto de Sopros Espelho Musical, do Quinteto de Sopros 1/4 de Tom e do Ensemble Português de Trompas.

Em 2007 concorreu ao Prémio Jovens Músicos, ganhando o 1.º prémio na categoria de Trompa – Nível Superior. Em 2017 foi convidado a integrar o júri do mesmo concurso. Em 2008, foi distinguido com um Voto de Louvor pela Câmara Municipal de Vizela. Continua ligado à Sociedade Filarmónica Vizelense como músico da Filarmónica dessa mesma instituição.

Foi professor de trompa e orquestra no Projeto Geração (2008 a 2016). Lecionou também na Universidade de Aveiro, de 2011 a 2012. Actualmente leciona na ANSO – Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa e na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto. É doutorando em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Nuno Vaz iniciou os estudos musicais aos 11 anos na Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense, tendo como professores Costa Vieira, José Manuel Guerra, Carlos Pedro Marques e Guilherme Vieira. Mais tarde frequentou a classe de trompa de João Carlos Alves na Academia de Música Valentim Moreira de Sá, em Guimarães. Em 2002, ingressou na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave, na classe de trompa de Hélder Vales, onde conclui o Curso Profissional de Instrumentista de Sopro. Em 2009, terminou a Licenciatura como Instrumentista de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa, com a máxima classificação. Teve como professores Jean-Marc Burfin (orquestra); Nuno Inácio, Rui Pinheiro, Adélio Carneiro e Rui Rosa (música de câmara); e Abel Pereira (trompa).

Durante a sua formação participou em masterclasses em Portugal e no estrangeiro, com ilustres trompistas e ensembles de renome internacional, bem como em orquestras como a Orquestra Geração (como docente) e a Orquestra BISYOC.

Nuno Vaz
Nuno Vaz