Cândida Nunes

Cândida Nunes

Fagote

Cândida nasceu em Paredes (1994, Portugal). Começou a estudar fagote aos onze anos de idade na Escola Profissional Artística do Vale do Ave com o professor Pedro Silva e, mais tarde, com a professora Lurdes Carneiro. 

Licenciou-se na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Porto na classe do professor Pedro Silva. Em Zurique, frequentou a Zürcher Hochschule der Künste com o professor Giorgio Mandolesi, tendo concluído o Mestrado em Performance e o Mestrado de Especialização em Orquestra. 

Frequentou diversas masterclasses, onde desenvolveu as suas capacidades musicais e técnicas com alguns dos mais conceituados fagotistas e pedagogos incluindo Günter Pfitzenmaier, Marco Postinghel, Pierre Martens, Marc Trénel, Stefano Canuti, Carlo Colombo, Giorgio Mandolesi, Sergio Azzolini, entre outros. 

Teve oportunidade de tocar em diversas orquestras, tais como a Orchestre de Paris, Fondazione Teatro La Fenice di Venezia, Philharmonia Zürich, Orquestra della Svizzera Italiana, Orquestra XXI, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra Fundação Calouste Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Residentie Orkest Den Haag, entre outras. 

Foi praticante na Berner Sinfonieorchester (2018/19) e ocupou o lugar de primeiro fagote solo no Mozarteumorchester Salzburg (2019/21). Esteve também como segundo fagote na Orquestra Clássica do Sul (2021/22). É membro fundador do Quartzo Ensemble. 

Atualmente, ocupa o lugar de Solista B na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. 

2023

Candida Nunes
Candida Nunes

Vasily Suprunov

Vasily Suprunov

Solista B

Biografia Indisponível

Vasily Suprunov
Vasily Suprunov

Robert Glassburner

Robert Glassburner

Solista A

Natural dos Estados Unidos, estudou na Universidade Estatal de Wichita com Michael Dicker e Dennis Michel, com Harold Goltzer da Filarmónica de Nova Iorque e com Arthur Weisberg na Yale School of Music.

Foi fagotista solista na Filarmónica de Connecticut, Orquestra Sinfónica de Maracaibo (Venezuela), Ópera do Teatro de Bellas Artes (Cidade do México) e Teatro de S. Carlos (Lisboa), e foi associado da Orquestra Sinfónica de Limburg (Maastricht), Ensemble Ad Libitum (Maastricht), Orquestra Sinfónica da Galiza e Orquestra Filarmónica da Rádio de Hilversum. Foi artista convidado no Orlando Festival (Holanda), em 1992.

Foi premiado na National Collegiate Solo Competition e no Concours International de l’UFAM (Paris). Fez a estreia de Du néant qui le croit para fagote e eletrónica ao vivo, de Miguel Azguime, nos Encontros de Música Contemporânea na Fundação Calouste Gulbenkian em 1995.

Foi convidado a dar masterclasses nos EUA, Portugal e Inglaterra. Desde 1995, é professor de fagote e música de câmara no Conservatório de Música do Porto e na Escola Profissional de Espinho.

Em 1993 ingressa na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, onde toca atualmente como fagotista principal assistente

2013

Robert Glassburner
Robert Glassburner

Gavin Hill

Gavin Hill

Chefe de Naipe

Gavin Hill nasceu em 1965, numa família de músicos profissionais de Macclesfield. Começou a estudar fagote após encontrar um guardado num armário, quando tinha 11 anos. Aperfeiçoou os estudos na Royal Scottish Academy of Music and Drama com Edgar Williams, particularmente com Charles Cracknell, e finalmente com Claus Boden na Staatliche Hochschule für Musik de Colónia. Teve o seu primeiro emprego na Orchestre Symphonique d’Europe em Paris, apresentando-se em concertos, óperas, ballets, filmes, televisão e gravações. Após a inevitável falência económica desta orquestra, foi freelancer um pouco por toda a Europa. Em 1994 estabeleceu-se no Porto, ocupando o lugar de fagotista principal na Orquestra Clássica do Porto, hoje a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

Gavin Hill tem-se apresentado regularmente ao público portuense integrado em projetos de música da câmara, interpretando vários compositores menos valorizados. Tem como grandes paixões a sua colecção de discos de vinil — com foco no jazz — e a literatura. O seu primeiro romance Quentin Goddard  A Faust Symphony estará brevemente disponível na Amazon. É co-apresentador do podcast Gas Giants, que analisa diferentes artefactos culturais e está disponível em plataformas como Substack, Spotify, Applepodcasts, Pocketcasts, etc. Toca num fagote Heckel (n.º 10189).

2022

Gavin Hill
Gavin Hill